Comecei exatamente com 30, também vindo de uma área sem relação direta com a programação. Fiz um curso online e em seguida ingressei num curso técnico de Desenvolvimento de Sistemas numa instituição pública, com o intuito de "formalizar" a transição e obter alguma de titulação. Antes de terminar o curso, tive a sorte de ser indicado para um cargo JR, o que facilitou minha entrada na seleção para a vaga. Consegui me efetivar no cargo, e embora ainda estude constantemente, tenho mais tranquilidade e direcionamento devido ao emprego. O que eu acho que foram alguns diferenciais no meu processo:
-
Buscar cursos que ajudam a direcionar os estudos: É muito difícil filtrar sozinho o quê aprender nesse mar de tecnologia. Cursos sérios nos levam a um caminho sensato pra adentrar nesse mar.
-
Falar com as pessoas: Expressar interesse sobre o que está aprendendo para outras pessoas, falar da sua jornada, ampliar seu círculo e se conectar com as pessoas que dão feedback. Muito importante.
-
Ser sistematicamente curioso: Não se contentar em apenas assistir conteúdos, mas reproduzir código, descobrir como as coisas funcionam na prática, adaptar para o seu jeito de pensar, e organizar espaço, tempo e energia mental para focar nessas atividades de forma regular.