Executando verificação de segurança...
1

Comecei exatamente com 30, também vindo de uma área sem relação direta com a programação. Fiz um curso online e em seguida ingressei num curso técnico de Desenvolvimento de Sistemas numa instituição pública, com o intuito de "formalizar" a transição e obter alguma de titulação. Antes de terminar o curso, tive a sorte de ser indicado para um cargo JR, o que facilitou minha entrada na seleção para a vaga. Consegui me efetivar no cargo, e embora ainda estude constantemente, tenho mais tranquilidade e direcionamento devido ao emprego. O que eu acho que foram alguns diferenciais no meu processo:

  • Buscar cursos que ajudam a direcionar os estudos: É muito difícil filtrar sozinho o quê aprender nesse mar de tecnologia. Cursos sérios nos levam a um caminho sensato pra adentrar nesse mar.

  • Falar com as pessoas: Expressar interesse sobre o que está aprendendo para outras pessoas, falar da sua jornada, ampliar seu círculo e se conectar com as pessoas que dão feedback. Muito importante.

  • Ser sistematicamente curioso: Não se contentar em apenas assistir conteúdos, mas reproduzir código, descobrir como as coisas funcionam na prática, adaptar para o seu jeito de pensar, e organizar espaço, tempo e energia mental para focar nessas atividades de forma regular.

Carregando publicação patrocinada...
1

Bom dia Hebzin.
Cara, que história bacana! Confesso que me passou pela cabeça fazer algum curso numa instituição para "formalizar" o conhecimento, como você disse. Moro em uma cidade do interior de SP, só tenho algo parecido numa cidade vizinha.

Atualmente não tenho condições financeiras para realizar esse feito, então vou consumindo material online mesmo.

Sobre buscar cursos que ajudam a direcionar os estudos, como disse, estou terminando um curso de JavaScript, do curso em vídeo. Depois, pretendo dar continuidade no FreeCodeCamp porque achei interessante o fato deles seguirem uma linha lógica de aprendizado. Enquanto vou trilhando esse caminho vou vendo o que mis posso agregar na jornada.

Sobre falar com as pessoas, tenho poucas pessoas fisicamente ao meu redor que possa conversar sobre programação, inclusive a ideia de postar aqui no TabNews é justamente expandir essa área da minha vida. Acredito sinceramente que cada um aqui no fórum pode contribuir para meu crescimento de alguma maneira.

Sobre ser sistematicamente curioso, ouvi uma expressão em uma série que achei interessante: "conhecimentos podem ser extrapolados". Então procuro não apenas reproduzir o código do exercício, mas procuro fazer algumas brincadeiras com ele, testar algumas coisas (claro que na medida do possível) até mesmo pra ver o código parar de funcionar, para ver o que é certo e o que é errado. É uma prática que acaba tomando mais tempo, mas vejo isso como um investimento na solidificação dos conhecimentos.

Muito obrigado por expor sua opnião e separar um tempo para contribuir.