Executando verificação de segurança...
Em resposta a O VSCode Já era???
2

Pergunta: assim como os "primos" do Nvim (NEOVIM, ASTRONVIM, SPACEVIM, LUNARVIM, LAZYVIM, NVCHAD) o codeNvim (ou seria Ncode?) tem a necessidade do programador decorar aqueles milhares de atalhos de teclado?

Se sim, boa sorte aos programadores que iniciarem, pois há uma linha de tempo de aprendizado desses atalhos e de cara não terá a mesma produtividade que tinha no VsCode. Estou longe de ser defensor de IDE ou Editor, mas por vezes temos que entregar algo "pra ontem" e não temos tempo pra atalhos mirabolantes em um simples "copiar e colar". Vale avaliar se cabe mudança em uma ferramenta que impacta na sua produtividade.

Carregando publicação patrocinada...
2

Assim eu sempre digo que editores como vim/nvim/helix e etc, quando você vai usar você se compromete estudar a ferramenta.

Então quem usa esse tipo de editor (na verdade eu acho que isso devisa ser feito em qualquer ferramenta), precisa aprender a usa-lo, sim precisa treinar os movimentos e depois aprender como funcionam coisas como treesitter e lsp para customizar conforme a sua necessidade.

E é claro que isso necessita de um investimento de tempo, se a pessoa não tem tempo, nem interesse, não vale a pena migrar de editor. Simples assim.

Se a pessoa tem interesse em entender por que tem tanta gente pelo mundo usando vim/nvim e qual a lógica dentro dos atalhos "mirabolantes" consegue tirar muito desse editor.

Fora isso quem quer fazer uma migração sem sofrer todo o editor gráfico tem um plugin para usar as motions do nvim nele, isso é bom pra pessoa treinar sem perder os atalhos tradicionais do editor preferido. Mas, como disse só vale se a pessoa tempo o tempo e interesse em faze-lo.

Fora é importante ler o vimtutor quando vai começar a usar vim, ali mostra todo o uso básico dele, mas também fiz uma versão em vídeo dele para quem tem interesse.