Executando verificação de segurança...
1
hary
2 min de leitura ·

Oque aprender depois de fazer um CRUD com estrutura MVC?

Recentemente terminei meu projeto final de programação II em um curso técnico de informática, todo o sistema foi feito em PHP, por motivos de simples diversão fizemos uma espécie de cassino: é um CRUD relativamente simples, três tabelas, sistema de login, controle de sessão por URL, apenas um jogo implementado (tempo para o desenvolvimento do projeto era curto) e esse tipo de coisa.

Não conseguimos finalizar o projeto por completo cumprimos apenas com os requisitos passados pelo professor, se procurar provavelmente existem diversos problemas no site, mas enfim segue o repositório e o link para acessar:

https://github.com/fkolenez/true_projectFlare
https://projectflare.rf.gd/ProjectFlare/view/pages/login.php
OBS: provavelmente ele vai dar um erro de segurança, servidor que eu upei era público e de graça então creio ser devido a isso, mas não se preocupem eu não sou um scammer😅.

Enfim, faltam alguns dias para minha formatura e sinto que não estou pronto para um mercado de trabalho que cobra coisas mais atuais: React, node ou qualquer que seja o framework em JS, além claro desse bando de tecnologia nova que surgem todos os dias.

Pretendo continuar no mundo do desenvolvimento web, como fui responsável por fazer a maior parte do sistema, não sei se me identifiquei mais com o front-end ou com o back-end, fiz tudo por obrigação.

Queria algum anteparo para o que estudar agora, talvez uma sugestão de algum sistema que faça algo mais específico ou coisas do gênero.

Carregando publicação patrocinada...
2

Como fazer sem o MVC não seria uma boa?

O MVC foi criado para gerenciar complexidade em megasites. Tenato que mesmo as tecnologias mais antenadas que entregavam o MVC com o foco principal agora prefere técnicas mais simples que atndem a esmagadora maioria dos projetos.

As pessoas usam MVC porque as pessoas usam MVC. Ou seja, é a chamada "modinha". Tem algumas raras exceções, mas quase todo mundo usa sem pensar, sem ver alternativas, sem experimentar o jeito mais fácil, usam para mostrar que sabem fazer o que todo mundo fala, então vira uma daquelas mentiras que contada mil vezes se torna verdade.

Essa é uma das inúmeras fake news que contam na nossa área. Veja bem, n~]ao estou falando que o MVC é ruim e não deve ser usado, mas a pessoa precisa ter muita experiência para decidir que ela é necessárias e vale a pena pagar o preço que ela cobra para ter algum ganho. Hoje mais do que nunca precisamos saber filtrar informações, buscar a origem, e identificar oque tem consistência. Ter muita gente falando não é sinônimo de estar correto. Pelo contrário, pode ver o que acontece com os produtos cultirais, quanto mais popular, pior é qualidade, com raras exceções. E a popularidade gera popularidade.

Uma das coisas mais fantásticas do PHP é fazer sites de forma muito simples. PHP é um framework que tem uma linguagem poderosa para personalizar melhor o que precisa. A ideia de por outra framework em cima de um já existente não faz muito sentido, mesmo que muita gente o faça.

É necessário questionar, aprender os fundamentos, que dão o caminho que deve seguir. Em oposição a decorar receitas de bolo. Cozinheiros serão substituídos pela IA, chefs de cozinha não.

Para ajudar mais: https://www.tabnews.com.br/maniero/faq-do-programador-perdidao.


Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente (não vendo nada, é retribuição na minha aposentadoria) (links aqui no perfil também).

1

hary, já pensou na possibilidade, não havendo entraves legais, deixar seu sistema público num repositório para quem desejar poder comentar sobre o que fez? Se foi um trabalho em grupo, basta verificar com todos os membros, por escrito, se todos concordam divulgar a criação num repositório público.

Após estudarem os prós e contras da divulgação (importante terem ciência de todos os aspectos), e ainda pensem em levar para frente a ideia de tornar público o código fonte, verifiquem antes qual dos diversos modelos de licenças é mais apropriado (existem várias!!!). Entendo pouco sobre licenças, deixando o tema para os mais experientes aqui na plataforma.


Ao ler sua postagem, lembrei-me de um sistema chamado Hesk inteiramente implementado em PHP, rodando sobre o apache e escrevendo/lendo dados para o mySQL. Esse sistema, a propósito, tem uma versão com código fonte aberto para fins não comerciais.

0