Executando verificação de segurança...
15

Linguagens de programação mais bem pagas em 2022

inicio

ola pessoal eu me chamo Gustavo aguiar, esse e meu primeiro post aqui no tabnews e hoje vou usar como referencia o blog kensie para mostrar para vocês as Linguagens de programação mais bem pagas nos ultimos anos, espero que gostem :)

Sobre o mercado

O mercado de tecnologia é muito dinâmico, por essa razão, programadores, desenvolvedores e profissionais de TI têm sido cada vez mais valorizados. Caso esteja analisando entrar nessa área, acompanhe as linguagens de programação que estão entre as mais bem remuneradas atualmente.

Programadores ganham bem?

Não existe um salário mínimo definido para programador mas desde 2013 tramita na câmara o projeto de PL 5487/2013 que tem como finalidade, regulamentar a profissão “Analista de Sistemas”.

A ideia da PL 5487 é que apenas profissionais com certificados e diplomas de formação superior consigam trabalhar na área. No entanto, não há previsão e nem indício de que irá vigorar.

Para se ter uma estimativa, no Brasil, segundo o site Glassdoor, atualmente o salário médio de um programador é de R$3.526. Mas é bom ter em mente que isso pode variar de acordo com alguns fatores, como especialização, localização e experiência profissional.

Quais as linguagens de programação mais bem pagas?

atualmente está surgindo cada vez mais linguagens promissoras em programação mas hoje eu trago as mais requisitadas nos ultimos anos.

  1. JavaScript
    Ideal para criar páginas bem dinâmicas na web, o JavaScript engloba diferentes recursos para desenvolver aplicações web interativas. Com esta linguagem é possível criar uma variedade de aplicações web e nas nuvens, um dos principais frameworks que usam javascript é o reactjs. React e um dos frameworks mais requisitados do mercado

    Salário médio anual no mundo: $ 55.690

  2. Python
    Conhecido por ser uma linguagem fácil de aprender e de alto desempenho, o Python possui sintaxes e estruturas desenvolvidas para quem não sabe programar. Além disso, cientista de dados, engenheiro de cibersegurança e engenheiro de dados são profissões que precisam dominar esta linguagem.

    Salário médio anual no mundo $ 56.670,90

  3. Java
    Orientada a objeto, Java é uma linguagem que incorporou diferentes características de outras linguagens e, embora tenha mais de 25 anos de existência, é uma das mais utilizadas no mundo por ser capaz de corrigir problemas por parte, sem prejudicar o sistema como um todo.

    Salário médio anual no mundo $ 55.690

  4. C/C#/C++
    C é uma linguagem antiga, difícil de aprender e que possui poucos recursos, mas serve para programar qualquer sistema e está entre as mais rentáveis por apresentar as características a seguir:

    • Funciona para bancos de dados, servidores e aplicações desktop;
    • Utilizada para programação de microcontroladores (internet das coisas);
    • Possui grande aceitação no mercado de Tecnologia de Informação.

    ambas possuem um salario medio anual de: $58.469,10

  5. PHP
    Com 31 anos de história, o PHP continua sendo a linguagem mais usada no mundo. Para se ter uma ideia, 80% dos sites na web utilizam PHP de alguma maneira. Esta é uma das linguagens mais utilizadas por quem está iniciando nessa área, além disso ela é compatível com boa parte dos sistemas operacionais. Conheça algumas das vantagens de aprender PHP:

    • Possui código aberto;

    • Fácil aprendizado;

    • Robustez;

    • Multiplataforma.
      Salários médios no mundo $ 64.000

Por que o mercado cresceu tanto para programadores?

Nos últimos muito tem se falado sobre transformação digital, e isso não é à toa, afinal, de acordo com um estudo realizado pela Associação Brasileira das Empresas de Software, a indústria de tecnologia no Brasil cresceu 22,9%, com investimento de cerca de R 200,3 bilhões (US 50,7 bilhões). Além disso, segundo o CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados do Brasil), um dos motivos pelos quais a demanda cresceu tanto foi a descentralização na contratação de desenvolvedores. Confira abaixo alguns das razões que encontramos:

  • O déficit brasileiro dessa valiosa profissão, que era de 30. 000 em 2019, dobrou nos primeiros seis meses de 2021 e, pelos cálculos da Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom), deve alcançar 420 000 até 2024;
  • As empresas têm que se adaptar aos avanços tecnológicos para garantir mais produtividade e competitividade;
  • Busca por programadores que trabalham em qualquer lugar do país.

Quais as tendências do mercado de programação?

Para quem deseja inovar no segmento da programação, confira abaixo algumas das principais tendências e oportunidades.
  • Busca por profissionais de programação comunicativos com capacidades gerenciais e auto-gerenciais;

  • Especialização nas linguagens Python, Node.js, Angular.js, Java ou JavaScript;

  • Aumento na busca por profissionais que desempenhem a função de Scrum Master e Agile Coach;

  • Inteligência Artificial, grande aliada na segurança cibernética;

  • 5G - a tendência é adaptar-se a essa novidade, criando apps e soluções com arquiteturas que possam receber o recursos.

  • Containers –permitem o desenvolvimento de um OS totalmente funcional na nuvem facilitando a instalação e execução de apps espalhados em vários lugares do mundo.

Conclusão

Como você pôde conferir até aqui, há muitos fatores que influenciam na oferta de melhores salários. No entanto, não há como negar que esta área é uma das mais bem remuneradas e que, quanto mais você aprofundar neste universo, maiores serão as oportunidades.

Carregando publicação patrocinada...
1
1

Gustavo, seja muito bem vindo meu caro e muito obrigado pelo post!

Me toca muito o assunto "salário de programadores" e o quão aquecido isso está, porque eu vim de uma época que esse tipo de trabalho era pouquíssimo valorizado, tanto em valor monetário quanto moral. Precisar ter pessoas de T.I. era um problema, parecia meio que uma infelicidade "precisar ter T.I." sabe? Sendo que hoje saiu de um "problema" para "solução" de muitas coisas... e tudo isso em pouco tempo, no máximo uma década, e isso contribui para a confusão do mercado eu imagino.