Executando verificação de segurança...
2

É uma arquitetura onde são conectados as visualizações, dados e controladores. Com esses três pilares você consegue montar uma aplicação desde o frontend até o backend.

Começando pelo Model, ou modelos: esses são os lugares onde ficam as modelagens de dados, ou seja, as estruturas onde as informações ficarão armazenadas, normalmente em um banco de dados relacional, mas existem outros tipos de bancos e tipos de armazenamento também. Com os models, normalmente através de um repositório (repository), você consegue dizer aos controllers como acessar, atualizar, criar, deletar e fazer vários tipos de manipulação.

Mas por si só os models não deveriam executar mais funções além das que estão relacionadas a sua base de dados, daí que entram os Controllers. Após executar a sentença com os dados obtidos através da estrutura do model, você consegue executar diversas linhas de código para tratar, validar, retornar ou seja lá o que quiser fazer. Então os controladores são mais focados em executar os serviços e preparar tudo o que for preciso para então enviar à tela. Entenda "à tela" como qualquer lugar onde o dado pode ser visto, seja um navegador, aplicativo ou um terminal.

Por último vem as Views, que são literalmente onde os dados serão exibidos para uma pessoa. Porque não adianta nada fazer tudo por trás dos panos se não com quem compartilhar isso né? Então a view recebe normalmente os dados já tratados pelo controller ou então um conjunto de dados para serem tratados na tela. A view não deve possúir lógica de negócio dentro dela (no meu ponto de vista), mas apenas lógicas de visualizações, por exemplo: "existem usuários? Se sim liste-os, se não mostre um estado vazio".

Com esse modelo o reaproveitamento de código é enorme, por isso vale muito a pena se aprofundar nele! Isso tudo aqui veio da minha cabeça, era o que eu ficava repetindo pra mim mesmo quando minha mente queria esquecer o que é MVC haha

Carregando publicação patrocinada...
1