Uma ideia interessante é criar esse app com níveis progressivos de restrição. Eu uso o unhook no pc do trabalho, pq muitas vezes entro pra pesquisar algo e acabo me distraindo com os shorts.
No pc de casa eu tenho o unhook mas tô sempre ativando/desativando: gosto das recomendaçõs e do feed personalizado, mas odeio os shorts, por exemplo (baita timesink).
Se o usuário pudesse escolher quais partes quer remover, e se você tivesse uma forma de salvar métricas de como o usuário está sendo afetado pelo algoritmo, seria uma forma muito saudável de tomar decisões informadas.
Por exemplo, se você soubesse que 76% das vezes que abriu o youtube, você clicou em um vídeo dos shorts, e costuma ficar ali 42min, em média, e que isso ocorre geralmente das 23h até as 2h, seria um argumento muito bom pra remover a aba dos shorts por um tempo, porque pode estar afetando seu tempo de sono.
Agora, sobre a parte tecnica, como você planeja reimplementar o youtube? Eu não acho que o google esteja OK em liberar o conteúdo da plataforma e perder os $$$ de anúncios forçados e dados do usuário.