Oi Gabriel, eu me identifiquei com o seu post.
Acontece muitas vezes de eu começar a rabiscar ou por mão na massa em um projeto e acabar abandonando ele em poucos dias, é totalmente normal pra mim por enésimos motivos de rotina, etc. então acumulei algumas dicas que funcionam, pelo menos para mim:
Faça uma lista do que você gostaria de fazer, o que você quer fazer e o que você consegue fazer.
Essa frase pode parecer um pouco arrogante, mas a longo prazo ela se paga de um jeito fantástico. Vamos dizer que você teve uma ideia muito boa e deseja colocar a mão na massa e tirar o projeto do papel:
Comece primeiro definindo sobre o que é o projeto numa folha de papel ou em algum lugar como no bloco de notas ou o Notion, escreva uma descrição sobre o projeto e as features que você gostaria que ele tivesse, pode inventar o que quiser nessa parte!
Depois você pode ir filtrando o que você escreveu baseado nas coisas que você quer fazer no seu projeto. Depois de uma sessão de brainstorm, vão ter várias ideias boas o suficiente para entrar no seu projeto, mas que ao seu ver, não valem muito a pena. Tenta peneirar essas ideias ;)
E por último, releia pela última vez e deixe apenas as coisas que você consegue fazer. Não se sobrecarregue com tarefas gigantes ou super complicadas, mantenha o pé no chão e limite-se ao que você sabe fazer e a aquilo que você tem ciência de que consegue aprender para fazer em um prazo.
Planeje a execução
Depois que você já escolheu tudo que você quer fazer, tenta pensar sobre como você vai fazer isso. Qual tecnologia usar, qual o método pra implementar, como deve ser a definição, se quiser, já pode ir fazendo até mesmo uma POC da sua ideia.
Depois que você já tem um plano sobre a sua ideia, você pode finalmente botar a mão na massa e começar a codar.
A conclusão é que no fim de tudo, agora você tem um plano viável de execução de tarefas que estejam no seu alcance e que não vão te desgastar por muita complexidade ou falta de direcionamento.
Como eu avisei lá encima, esse é o método que EU uso. Talvez não dê tão certo assim com você, mas vamos compartilhar :) Abraço!