Eu não acho que aprender a programar deveria ser uma habilidade obrigatória. Eu imagino que simplesmente existem pessoas que não tem simpatia com isso e se fossem obrigadas a ter que aprender, criariam aversão. É quase como obrigar uma pessoa artística a aprender matemática avançada na escola. Ela vai ter dificuldade em aprender, vai ser criticada por não conseguir acompanhar uma habilidade considerada essencial e será eventualmente marginalizada.
Isso também se extende para outros enésimos problemas como, por exemplo, linguísticos e de acesso a dispositivos para o estudo e prática da programação.
Você não precisa de entender uma vírgula de programação pra ser criativo, pois isso você aprende convivendo em sociedade e enfrentando problemas. Você também não precisa aprender programação pra criar senso crítico ou ter melhor entendimento sobre como as coisas funcionam, pois isso não é só um comportamento imutável do ser humano (indagar sobre coisas), como também é um pilar filosófico, que já é campo de estudo e obrigatório.