Executando verificação de segurança...
4

Empresa sem Plano de Carreira vale a pena o esforço ?

Olá mundo!
Galera, o que vocês acham de trabalhar em uma empresa que não possui plano de carreira?

Atualmente, estou empregado em uma empresa como programador de sistemas de informação. Ingressei como estagiário, fui contratado como auxiliar e recentemente recebi uma promoção após muita insistência. Ao longo desse período, descobri que a empresa não possui um plano de carreira. Ou seja, quando me formar, meu diploma terá pouco impacto na progressão do meu cargo. O que vocês pensam sobre isso?

Carregando publicação patrocinada...
3

acredito que valha a pena o esforço pra seu crescimento próprio, você utilizar esse período pra se especializar ao máximo.

tive uma situação parecida, tava num trampo de desenvolvedor numa empresa sem tanta perspectiva, mas utilizei o tempo ali pra aprimorar, resolver bucha e, hoje numa empresa melhor e com plano de carreira, todo aquele aprendizado me ajudou muito.

obviamente ter trampado com .net framework na empresa antiga e hoje trampar com .net core ajudou, mudou alguma coisa entre eles, mas o cerne é o mesmo e a facilidade de aprender coisa por ser a 'mesma' stack ajuda demais.

teu diploma sempre será bem-vindo se rolar algum convite pra trampar com licitação pública ou tentar algum concurso, então o que vejo aqui, por hora pelo menos, é uma win/win situation.

gogogo!

2

Puxa que legal poder saber disso, muito obrigado!!

Acho que o que me resta a fazer é continuar meu trampo e procurar outras oportunidades... o lado posistivo de onde trabalho hoje, é que ele me permite nas horas vagas trabalhar nos meu projetos pessoais (não sei se em outras empresas sao assim tambem), o que é bom né, mas tem momentos que me sinto preso, sem evolução, sem produtividade, sem desafios e etc... por isso, sinto uma enorme vontade de poder progredir e aprender coisas novas, novos desafios que me ajudem a crescer profissionalmente, saca ? mas vou aproveitar o tempo que tenho para meu crescimento proprio!! valeu.

1

é isso, brother!
usa essa oportunidade como trampolim, o que puder implementar de novo no teu trampo, faz, o que não puder, vai testando, descobrindo e desenvolvendo em projetos paralelos.

um exemplo pra tu:
no meu antigo trampo, queriam fazer um 'robô' pra tarefas diárias, o caminho fácil seria usar o sql server e implementar mais um job que rolaria ali, mas conseguimos convencer a galera a usar o Hangfire na própria aplicação web, tudo fluiu bem depois de algum estudo e acrescentamos esse conhecimento na caminhada.

qualquer 6 meses de experiência na área vai te fazer ficar visado no mercado, e olhe que eu moro em recife, não é tão aquecido quanto as grandes SP, MG, etc. no meu caso, com 9 anos consegui uma proposta de uma empresa massa aqui.

segue no fluxo que vai dar bom!

2

Isso vai depender da sua condição atual, se você acabou de ser promovido, acredito que seja uma boa aproveitar o tempo e a experiência que você pode obter aí. Porém, pensando a longo prazo, EU recomendo altamente que você já comece a procurar por novas vagas e especifique justamente esse motivo. Como você tá trabalhando, é até mais confortável pra você avaliar as empresas que você tiver em processo seletivo e ver se a mudança valerá a pena ou não. Eu acredito que estar num lugar que não te ofereça oportunidade de crescimento (independente de diploma, mas também por eficiência e tempo também) pode acabar te fazendo se acomodar. Se pra você tá legal assim e o salário é bacana, tá ótimo e não precisa ficar se pressionando por isso.

Porém, se você tem vontade de evoluir mais ou percebe que não vai conseguir isso aí, só vai irmão. Lembrando de tomar muito cuidado e não sair de repente da empresa para arriscar a sorte em outra sem uma boa garantia. Espero ter ajudado, sucesso!

2

Concordo, aproveite a sua condição de já estar empregado em uma empresa, busque evoluir ao máximo as suas habilidades e fique sempre atento as novas oportunidades, fique de olho em vagas, não entre nessa de ser 100% fiel a uma empresa, porque se for necessário eles vão te colocar para fora.

No caso de você começar a receber boas propostas, eu acho ético você comunicar aos seus superiores, para que eles mostrem se faz sentido para empresa tentar cobrir aquelas propostas.

Fique sempre atento quanto a sua evolução pessoal e profissional, observe se a valorização que a empresa está te dando, acompanha a sua evolução como profissional, as vezes as empresas ficam acomodadas e esquecem de te recompensar, não tenha vergonha de cobrar um posicionamento quanto a isso.

0
-1
2

seu diploma terá pouco impacto na progressão do seu cargo de qq maneira.

a unica coisa que seu diploma atesta é que vc cumpriu a grade do curso, a maior parte do que vai precisar para crescer no trabalho não é ensinado na faculdade mesmo...ai é com você

1
1

se vc resolve o problema complicado da empresa que poucos são capazes de resolver, pouco vai importar seu diploma.

o que o diploma (na vdd o caminho para obte-lo) pode te ajudar é entrar em uma empresa por conta de um programa de estágio.

1

Apesar de muitas empresas realmente ajudarem nisso, a realidade é que a maioria não vai não mano. Então jamais se prenda a isso. Ainda mais em TI que a rotatividade é alta.

Tente trocar ideia com pessoas mais experiêntes, faça networking, trace um plano de futuro de que gostaria de se especializar e crie seu próprio plano.

Até porque assim, indiferente a empresa que tu estiver, ainda vai ter uma direção clara do que focar.

1

O pior é que eu tento cara, mas sei la, acho meus conteudos não tem sido tao relevante, esta dificil chamar atençao de outras empresas, mas n vou desanimar, vou seguir as orientaçoes que voces me deram aqui no post!! só bora!!

1

Tô passando pela mesma questão. Empresa sem plano carreira mas cheia de promessa. Dois devs que estavam na equipe saíram recentemente justamente por conta de promessas que nunca acontecem. Ou que só acontecem quando

0

*Ou que só acontecem quando o profissional recebe uma proposta melhor e está para sair da empresa. Esperar o profissional receber uma proposta para então querer tomar uma atitude é um comportamento muito desanimador. Demonstra desvalorização e pouco caso com o desenvolvimento do colaborador. Estou aproveitando esse momento para me capacitar mais e mirar em empresas que oferecem plano de carreira.

1
-1