Executando verificação de segurança...
2

Meu primeiro SaaS

🚀 Meu primeiro SaaS (ou micro SaaS… calma, ainda estou começando! 😆)

Sim, depois de muito tempo aprendendo e construindo soluções, senti que chegou o momento de criar algo grandioso, aplicando tudo que aprendi nessa jornada na programação. E nada melhor do que um projeto que exige dedicação total: front-end, back-end, infraestrutura… tudo que um dev ama trabalhar! Mas sei que os desafios vão muito além do código.

O primeiro commit não foi recente—essa ideia já está na minha cabeça há mais de um ano! Hoje, minha solução já conta com:

✅ +140 testes unitários
✅ 40 testes E2E
✅ +150 commits no GitHub

Tudo isso porque, lá atrás, eu decidi me tornar full-stack. 😆

A faculdade e outras prioridades acabaram roubando um pouco do meu tempo, então nem sempre consegui me dedicar 100%, mas agora decidi sair da “caverna” do código. Não faz sentido criar um monte de features incríveis se só eu e meu repositório Git conhecemos. Quero compartilhar tudo o que venho construindo!

Meu SaaS tem um foco claro: processar agendamentos online. A ideia surgiu depois de ouvir várias reclamações (especialmente de barbeiros) sobre como as soluções atuais não atendem totalmente suas necessidades e, pior, nem sequer ouvem suas dores. Como um bom "aspirante a indie hacker", vi uma oportunidade de unir o útil ao agradável e construir algo que realmente atendesse suas expectativas.

Ainda há uma longa jornada pela frente, e, mesmo que no final das contas minha conta no Stripe permaneça em R$0,00, já sei que a maior conquista será e foi o conhecimento adquirido.

A partir de agora, vou compartilhar tudo por aqui: novas features, desafios, aprendizados… Afinal, de que adianta saber resolver problemas complexos e criar soluções incríveis se ninguém sabe quem você é?

👋 Eu sou Guilherme Leoni, e estou construindo um SaaS especializado em agendamentos.

🔧 O que estou usando:

💻 Front-end: Next.js
⚙️ Back-end: NestJS, Prisma, Clean Architecture
🗄 Banco de dados: PostgreSQL

👉 Vou compartilhar cada detalhe lá no Twitter (X), então já me segue por lá -> https://x.com/gui_leoni14

Carregando publicação patrocinada...
4

Minha dica é: nunca, jamais faça agendas online, sistema de e ecommerce e erp. Na hora de perguntar para o barbeiro ele compra até a mãe. Mas na hora de vender realmente, é quase impossível. Essas soluções existem em cada esquina.

1

Acredito que o principal ponto aqui é o aprendizado.

Todos nós já erramos, e estamos em constante aprendizado.

Quantas você errou e aprendeu? Não conheço você, mas com certeza você, assim como todos nós, já fizemos isso: aprendeu a partir de um erro.

Não vejo nenhum problema a pessoa fazer um sistema de agendamento. Tem tanta gente por aí que não faz um décimo do que o rapaz do post fez. E olha quanta coisa ele está aprendendo.

Se ele fizer, na próxima, um bot de WhatsApp (que você tanto comenta em suas publicações), vai aprender coisa nova.

No fim, ele se moveu pra ir atrás de conhecimento.

2

Concordo.

Internet é assim. Todo mundo tem todas as respostas. Sabe o que funciona, o que não funciona. Sabe o que o mercado quer. Sabe o segredo pra um SaaS faturar 7 dígitos.

A Internet é cheia de opinião, mas nem tão cheia assim de experiência.

O problema é que a maioria expressa opinião como se fosse experiência.

2