Executando verificação de segurança...
3

O que não te contam, mas todo iniciante em desenvolvimento de software deveria saber

  1. Não é tão simples quanto aparenta ser na internet, existem vários cursos prometendo muito como se as coisas fossem simples.

  2. Desenvolver software não é só escrever código essa é só uma parte do trabalho, mas tem muito mais coisas envolvidas.

  3. Desenvolver projetos pessoais ajuda muito e super recomendo, mas a experiência real de trabalho é bem diferente e está muito relacionado com o ponto 2.

  4. Programação exige horas de prática e estudo diário a tecnologia evolui a cada segundo e você tem que acompanhá-la mesmo quando atingir uma senioridade maior.

  5. Os salários são muito bem atrativos e você pode ganhar muito, porém a caminhada é longa até lá.

  6. Fazer alguns cursos na internet e saber desenvolver algumas coisas não te torna um Junior, você precisa ter prática com algum projeto real.

  7. Você não precisa ficar decorando código não há problema nenhum em pesquisar na internet quando não lembrar, com a prática você vai aprendendo.

  8. Comece estudando e praticando lógica de programação não pule essa etapa isso irá fazer diferença la na frente.

  9. Lembre-se que a linguagem que você usa é só uma ferramenta então aprenda conceitos de programação como um todo seja um "bom programador" e não um "bom escritor de código" por exemplo, isso fará com que você consiga "se virar" melhor em novas linguagens e contextos, mas claro escolha uma pra se especializar.

  10. Relacionado com o ponto 9, no começo não se preocupe em ser um "bom escritor de código" mas com o tempo tente por em prática o ponto de cima e se tornar um "bom programador" ao invés disso.

  11. Dependendo da faculdade você não irá sair aprendendo a programar muita coisa então não conte muito com isso e corra atrás de conhecimento por conta própria.

  12. Você vai passar a maior parte do seu tempo lendo/entendendo o código do que escrevendo de fato.

Carregando publicação patrocinada...
2

Tem 4 meses que comecei estudar programação. Comecei a faculdade de ADS em outubro e de la pra ca tenho participado de alguns eventos online gratuitos de programação, buscado aprender tecnologias relacionadas, como HTML, JS e CSS por exemplo, paralelo a faculdade, porque de fato na faculdade nao aprendo muito sobre programação na prática. O conteudo é mais focado na lógica, soft skills e nas metodologialogias etc. Sinto que a preparação não é só técnica.

Mas também percebo que só a faculdade não vai me preparar para o mercado.

Então buscar conhecimento por conta própria, se dedicar, e buscar ampliar seu network ajuda muito na sua evolução, e voce só vai percebendo isso conforme vai se aprimorando.

Ainda estou bem no início da minha trajetória, me sinto muito inseguro sobre diversos aspectos, mas vou superando conforme me disponho a me arriscar, e me conhecer.

O mais importante que estou tirando dessa experiência é que realmente somos capazes de tudo, basta nao desistir. <3

1

Aprendi mais assistindo vídeos do que na faculdade. infleizmente, na época da faculdade enfrentei algumas dificuldades que me tiraram do caminho da programação. espero que ainda dê tempo de fazer algo depois de tantos anos estagnado.

2

guihcodes, ótimo tópico, parabéns!

O item 2 resume tudo, "Desenvolver software não é só escrever código..." e mais importante nem todos tem o preparo e a capacidade para Desenvolver Software e ainda mais para Projetar Software e tudo bem, precisamos de todos nessa caminhada.

Sou programador a mais de quarenta anos, analista de sistema a mais de trinta anos, gestor de projetos a mais de vinte anos e empreendedor na área de software a mais de trinta anos.

Todos os dias programo e aprendo algo novo até hoje e nessa minha caminhada montei e desmontei equipes de programação, com talentos para todo tipo de área, banco de dados, programação para backend, programação para front-end, design e assim vai.

As faculdades são instituições que seguem normas e não podem sair do quadradinho, assim, o conhecimento obtido por cursos específicos em plataformas que podem ser acessadas gratuitamente ou em formato assinatura são a saida para evoluir o conhecimento, vim de uma época onde para se conseguir mas conhecimento importavamos livros, as faculdades eram caras e poucas.

Estou no fim da carreira e deixo a perspectiva pra vocês que ainda estão no começo é que vale a pena estudar 1 hora a mais, escrever seu conhecimento e até mesmo ensinar outros que tem dificuldade para ganhar experiência.

Especialize-se na disciplina que tiver mais apto, após isso, especialize-se nas outras disciplinas que achar necessário em pouco tempo você estará em um ponto onde jamais pensou em chegar.

Boa sorte a todos!
Sucesso!