O que não te contam, mas todo iniciante em desenvolvimento de software deveria saber
-
Não é tão simples quanto aparenta ser na internet, existem vários cursos prometendo muito como se as coisas fossem simples.
-
Desenvolver software não é só escrever código essa é só uma parte do trabalho, mas tem muito mais coisas envolvidas.
-
Desenvolver projetos pessoais ajuda muito e super recomendo, mas a experiência real de trabalho é bem diferente e está muito relacionado com o ponto 2.
-
Programação exige horas de prática e estudo diário a tecnologia evolui a cada segundo e você tem que acompanhá-la mesmo quando atingir uma senioridade maior.
-
Os salários são muito bem atrativos e você pode ganhar muito, porém a caminhada é longa até lá.
-
Fazer alguns cursos na internet e saber desenvolver algumas coisas não te torna um Junior, você precisa ter prática com algum projeto real.
-
Você não precisa ficar decorando código não há problema nenhum em pesquisar na internet quando não lembrar, com a prática você vai aprendendo.
-
Comece estudando e praticando lógica de programação não pule essa etapa isso irá fazer diferença la na frente.
-
Lembre-se que a linguagem que você usa é só uma ferramenta então aprenda conceitos de programação como um todo seja um "bom programador" e não um "bom escritor de código" por exemplo, isso fará com que você consiga "se virar" melhor em novas linguagens e contextos, mas claro escolha uma pra se especializar.
-
Relacionado com o ponto 9, no começo não se preocupe em ser um "bom escritor de código" mas com o tempo tente por em prática o ponto de cima e se tornar um "bom programador" ao invés disso.
-
Dependendo da faculdade você não irá sair aprendendo a programar muita coisa então não conte muito com isso e corra atrás de conhecimento por conta própria.
-
Você vai passar a maior parte do seu tempo lendo/entendendo o código do que escrevendo de fato.