Executando verificação de segurança...
6

Transição para trabalho remoto distribui contratações de TI em mais regiões do Brasil

De acordo com um relatório da empresa de recrutamento Revelo, houve um aumento de 50% na contratação de profissionais nas regiões Centro-oeste, Nordeste, Norte e Sul – a região Sudeste, no entanto, sofreu uma queda de 17,7%.

Carregando publicação patrocinada...
3

Só vantagens em usar o modelo remoto de contratação. Não apenas para programadores como para qualquer pessoa que faça trabalho de escritório. Precisou de uma pandemia (que ainda não terminou) para as pessoas entenderem isso.

Eu sou technical writer e, teoricamente, minha vaga é presencial, mas nos 60 dias desder que eu comecei na posição eu fui apenas uma vez no escritório da empresa e tive a certeza que o ambiente lá - barulho, monitores, teclados, mouse, iluminação, interrupções - é o pior possível para escrever longos documentos técnicos como no meu caso.

A principio ainda existe uma política, digamos, nebulosa sobre o HO nessa empresa. Mas as novas vagas surgindo na minha área estão todas alinhadas com o trabalho 100% remoto.

Tem que ter uma visão muito estreita para acreditar que enfrentar trânsito, barulho e situações de stress todos os dias é melhor para a vida profissional e pessoal do que simplesmente trabalhar no lugar mais confortável possível.

Mas vai ser uma luta grande, onde a maioria dos trabalhadores quer o regime de HO ou, pelo menos, Open Office, enquanto que setores da empresa, principalmente RH, querem o contato presencial. No final, todo mundo, em todas as empresas, vai ter que se posicionar em algum momento; e everão ocorrer "fugas" de empresas com culturas mais engessadas que preferem o presencial, não tenho dúvida.

(E sim, é claro que isso é um privilégio absurdo, de alguém com nível superior e terminando uma pós-graduação; que tem pessoas que não podem se dar ao luxo de trabalhar de casa por muito motivos, desde não ter espaço dedicados bons até ter muitas tarefas que necessitam de contato pessoal, como professores; mas para todos os outros serviços de escritório, podemos usar o Home Office como regra daqui pra frente).