Executando verificação de segurança...
3

Projeto muito interessante: recriando o Windows de forma 100% open source

Eu desconhecia o projeto ReactOS.

Imagine executar seus aplicativos e drivers favoritos do Windows em um ambiente de código aberto em que você possa confiar.

Essa é a missão do ReactOS.

O projeto nasceu um 1996, como uma tentativa de clonar o Windows 95.

O ReactOS é escrito principalmente em C, com alguns elementos escrito em C++ – o objetivo final é ser "binário compatível" com todos os programas e drivers desenvolvidos para o Windows.

O projeto ressurgiu há poucos dias para anunciar uma mudança de estratégia: focar em qualidade, em vez de manter o ritmo rígido de lançamentos trimestrais.

Esse vídeo do canal Drops Tech Linux mostra a instalação da versão mais recente (0.4.14): https://www.youtube.com/watch?v=FG6Iyk5qPWo

Eu achei muito massa e não consigo nem imaginar a dificuldade de trabalhar praticamente vendados, fazendo a engenharia reversa de todas as APIs de um sistema tão vasto e complexo como o Windows.

Carregando publicação patrocinada...
2

Rapaz, o trabalho que isso dá não tá escrito. Acho que o maior desafio aí é provavelmente clonar os drivers do Windows que são conhecidos por serem uma gambiarra astronômica. Projeto ousadíssimo!

2

O Windows Driver Foundation (Microsoft Driver Foundation) é muito bem organizado. O problema maior é a arquitetura de fundo que liga tudo com a HAL.

2

Isso ajuda demais, as vezes os parentes pedem pra formatar o computador e não tem licença de Windows, você coloca um Linux e eles não se adaptam. só falta ter uma versão do libre office parecida com o Office, ao menos nas funcionalidades mais básicas que é o que o povo usa.

1
2
1
1

Tomaz Canabrava, hacker brasileiro mantenedor do KDE tem uma visão bem diferente de Opensource. Ele diz que não é nem de longe opensource todo esse código aí, apesar da licença.

1
3

O projeto diz claramente que se você teve algum contato com o os fontes do Windows 2000 (não foi o XP), você não pode particiar. Quem participar pode comprometer o projeto legalmente.

Espero ter ajudado.


Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente. Para saber quando, me segue nas suas plataformas preferidas. Quase não as uso, não terá infindas notificações (links aqui).

1