Executando verificação de segurança...
4

GitLab estaria estudando excluir repositórios inativos de usuários gratuitos

Projetos que não possuem movimentação a mais de um ano representam um quarto dos custos de hospedagem e sua exclusão automática poderia economizar 1 milhão de dólares por ano ao serviço.

A medida estaria sendo avaliada internamente como alternativa para balancear as finanças do GitLab.

O GitLab também estaria ciente da potencial oposição à medida e pretende alertar usuários com muita antecedência antes de excluir os repositórios. Além disso, um único comentário, commit ou issue aberto devolveria o status de ativo a qualquer projeto.

Geoff Huntley, engenheiro de software do projeto open source .NET, afirma que essa decisão tem o potencial de destruir a confiança e boa vontade da comunidade de código aberto com o GitLab.

Carregando publicação patrocinada...
2

economizar 1 milhão de dólares por ano ao serviço

Me peguei imaginando o pessoal da gestão tomando conhecimento desse número.

Em paralelo, lembro que o YouTube passou por a mesma indecisão no passado, a respeito de vídeos que na visão da plataforma só davam prejuízo e uma das decisões foi habilitar anúncios em todos os vídeos, mesmo de canais que não participavam do sistema de anúncios. Fora isso pe para facilitar no caso deles, se eu não me engano já existe faz muito tempo uma cláusula no Termos de Serviço que habilitam eles a livremente deletar qualquer canal por qualquer motivo.

Se qualquer forma, o que me deixou curioso sobre o que exatamente compõe o custo de 1 milhão de dólares por ano. É hospedagem do .git? Banco de Dados? Seria interessante saber o que pesa nessa escala.

2

Dá para fazer um parelelo com o YouTube também: se alguém escreve um artigo referenciando um vídeo e esse é deletado, o artigo perde o sentido.

Um repositório pode ser um tijolo que compõe a estrutura de um outro projeto: tirar esse tijolo pode fazer tudo cair.