Executando verificação de segurança...
13

Desenvolvedores gastam menos de uma hora por dia escrevendo código, mostra relatório

A informação já havia sido divulgada em janeiro deste ano, mas somente agora chegou à minha atenção.

Com base em dados de 250 mil profissionais globais, desenvolvedores passam 4 horas e 21 minutos codificando durante uma semana de trabalho normal, ou seja, 52 minutos por dia – o tempo é definido como a atividade de escrever ou editar ativamente código em um editor ou IDE.

A pesquisa sugere que desenvolvedores enfrentam frequentes restrições ou interrupções durante um dia normal de trabalho.

Outro dado interessante é que, em economias em desenvolvimento, o tempo gasto é maior do que a média.

Tempo de código por país
Tempo de código por país.

O tempo gasto em código atinge o pico na quarta-feira (55 minutos) e cai na sexta-feira (46 minutos), dia de trabalho menos popular. A maioria dos desenvolvedores continua codificando durante o fim de semana, cerca de 18 minutos por dia no sábado e domingo.

Outro dado interessante, é que a maior parte do trabalho (45% de toda a codificação do dia) ocorre entre 14h e 17h, indicando que desenvolvedores podem estar mais ocupados com reuniões e outros trabalhos durante a manhã.

Pico do horário de trabalho
Pico do horário de trabalho.

Carregando publicação patrocinada...
8
5

Eu logo comecei a me perguntar como que eles mensuraram isso e achei muito interessante a ideia de monitorar a atividade dentro de uma IDE... de qualquer forma, não poderia imaginar que o resultado da pesquisa foi de 52 minutos por dia.

Alguém conhece alguma ferramenta de tracking? Fiquei curioso qual o nível de atividade que eu estou tendo por dia, pois a vezes a gente imagina uma coisa, só que é outra coisa completamente diferente.

Em paralelo, eu concordo 100% que interrupções e reuniões são grandes ofensores na performance de um programador. É angustiante pensar que em ambientes corporativos, muitas vezes um grupo de desenvolvedores precisa marcar uma reunião síncrona com outro grupo de pessoas para pegar o contexto, as regras, para daí começar a pensar em como executar, e quando consegue colocar as informações na memória cache mais quente e começa a programar de fato, é interrompido por outro evento paralelo.

Do contrário, se você deixar essa pesquisa somente na responsabilidade do programador, ele vai passar mais tempo pesquisando do que programando, o que pode animar algumas pessoas por estarem mais próximas do negócio (o que é ótimo), mas vai desanimar quem gosta mais de programar.

Não sei o que tirar de conclusão a não ser que temos muito o que descobrir sobre a nossa área...

2

Também utilizo o Wakatime. Além de contabilizar o tempo trabalhado por dia, semana, etc. Ele também agrupa o tempo trabalhador por projeto, sendo possível puxar relatórios de quanto tempo foi gasto para codificar determinado projeto.

A versão gratuita possui algumas limitações, mas mesmo assim é bem bacana a ferramenta.

3

Acredito que hoje em dia o planejamento e a definição clara das regras de negócios é o que toma a maior parte do tempo. E claro, nosso ócio criativo pra desestressar, tipo ver videos de gatinhos fofinhos, passarinhos ou como eu ouvir uma boa retro music FM do Sega Mega Drive :)

0

Eu lembro do comentário da maioria dos desenvolvedores de uma empresa que eu trabalhei no passado era que a maior parte do tempo era gasto em entender como determinada parte do negócio funcionava, já que o código havia sido escrito há muito tempo.

E daí, no final, deletavam uma linha e esse era o trabalho do dia.