Executando verificação de segurança...
6

Desenvolvedores estão com burnout e criando uma crise para empresas e recrutadores, mostram pesquisas

Theresa Mammarella, engenheira de software da Sonatype, afirma que programadores, antes apenas engarregados de escrever código, agora são responsáveis por todo o ciclo de desenvolvimento, incluindo desde verificar licenças até corrigir vulnerabilidades de segurança, tudo dentro de um cenário de alta pressão.

  • 67% já deixaram um emprego devido à pressão para não cometer erros;
  • 94% concordam que processos internos, ferramentas ou cultura são necessários para uma sensação de segurança no hora assumir riscos em novas implementações;
  • 61% dizem que as empresas deveriam priorizar processos de desenvolvimento mais simplificados;
  • 46% afirmam estarem muito satisfeitos no seu atual trabalho.
Carregando publicação patrocinada...
3

antes apenas engarregados de escrever código, agora são responsáveis por todo o ciclo de desenvolvimento

Achei MUITO curiosa essa parte, porque uma forma de desanimar a maioria dos programadores (mas não todos) é só colocar eles para programar sem se envolver nas outras partes do negócio.

Pelo menos é o que pude observar quando fazia a gestão de programadores, era muito comum uma pessoa assim esfriar quando você afastava ela do calor da vida real.

Então se você só tem em mãos o ato de programar (que é o miolo da situação), você perdeu o que vem antes disso, que é decidir o que fazer... e também perde o que vem depois disso, que é ver na vida real as consequências das duas camadas anteriores (o que foi decidido, e o que foi programado de fato). Mas de fato, pensando agora, para uma boa parte das pessoas isso gera um peso grande nas costas.