Executando verificação de segurança...
2

Desenvolvedor holandês afirma que profissão deveria ser regulamentada

Poul-Henning Kamp, conhecido por trabalhar em vários projetos, incluindo FreeBSD e Varnish, afirma que “já passou da hora” de engenheiros de TI estarem sujeitos à responsabilidade civil e criminal profissional pelo código que produzem, assim como na maioria das outras áreas de engenharia.

Para quem afirma que isso faria muitas pessoas abandonarem o setor, Kamp argumenta que esse seria “precisamente” o seu ponto.

Carregando publicação patrocinada...
2

Dei uma lida por cima no artigo e aqui vai minha opnião inicial sobre o assunto:
Não acho que a responsabilidade deva cair sobre o engenheiro de TI.
Um código deve ser sempre homologado e testado antes de ser distribuido, algo que não é feito somente pelo engenheiro que o desenvolveu. Um software é desenvolvido por uma equipe inteira, por conta disso acredito que a empresa que distribui o software é que deve se responsabilizar por sua qualidade.

2

Como funciona a responsabilidade de um engenheiro civil em uma construção? Eu entendo que ele é pessoalmente responsável não? Ele assina uma ART se não me engano.

De qualquer forma, eu acho que não seria viável em TI pelas mudanças constantes das tecnologias. Ou talvez, a gente tem tantas novas tecnologias pelo fato de não ser regulado.

2

Talvez ter algumas regras para softwares que sejam desenvolvidos para alguns segmentos em específico, como a área médica, seja algo viável.
Mas ainda assim acredito que a responsabilidade deve ser da empresa.

1

O artigo faz bons pontos e eu recomendo a leitura para quem souber inglês. Gostaria também de ver argumentos contrários para poder entender toda a situação.

1

Pessoalmente não vejo problema algum em regulamentação quando há algum risco a vida. Eu imagino que muita gente vá compartilhar a opinião de que não gostaria de morar em um prédio onde não passou por nenhum tipo de vistoria ou processos que justamente foram criados por regulamentações.

Mas comparativamente falando, nem sempre software é um prédio. De todos os softwares desenvolvidos no mundo, a menor parte coloca em risco as pessoas e adicionar esse atrito em todos os desenvolvedores irá sem sombra de dúvidas inibir o desenvolvimento na área. O TabNews seria um dos projetos que possivelmente não existiria por ser uma iniciativa totalmente caseira, e iríamos novamente estar reféns de criar conteúdos em grandes plataformas.

Outra preocupação que tenho é se a atual geração de líderes estarão preparados para criar regras que façam sentido. Sinceramente gostaria que fosse o contrário, mas duvido que a atual geração de líderes consigam regulamentar a área de uma forma que o saldo seja positivo para a humanidade.