Executando verificação de segurança...
15

Adobe adquire plataforma de design colaborativo Figma

O valor da negociação é de aproximadamente 20 bilhões de dólares em dinheiro e ações.

A Adobe afirma estar comprometida em manter o Figma operando de forma autônoma.

Dylan Field, co-fundador e CEO do Figma, afirma que o negócio abre a oportunidade de incorporar tecnologias de imagem, fotografia, ilustração, vídeo, 3D e tecnologia de fontes, proprietárias da Adobe, à plataforma.

Espera-se que o Figma supere US$ 400 milhões em ARR (receita recorrente anual) total em 2022, com margem bruta de aproximadamente 90%.

Carregando publicação patrocinada...
16

Isso não me parece bom

Sou desenvolvedor, então não trabalho com esse tipo de ferramenta, mas a minha visão externa é de que isso não é algo positivo para os usuários. Tenho a impressão de que o Figma era o maior competidor do Adobe XD, junto ao Sketch, e essa aquisição pode desacelerar o desenvolvimento do Figma, torná-lo um produto mais caro e menos competitivo.

Algo parecido já aconteceu no passado da Adobe

Estava lendo algumas coisas sobre essa notícia no Hacker News e quero compartilhar um comentário do usuário nayroclade que achei interessante, relacionado à uma aquisição que a Adobe fez em 2005 por 3.4 bilhões de dólares (ajustado à inflação dos EUA, hoje esse valor seria em torno de 5.15 bilhões de dólares):

Muitos anos atrás, quando a Adobe comprou a Macromedia, eles adquiriram uma ferramenta chamada Fireworks. Este era um editor de bitmap e vetor combinados, incrivelmente bem otimizado para interface de usuário e web design, em uma época em que a maioria dos designers pagava taxas de licença exorbitantes para fazer esse trabalho dolorosa e lentamente no Photoshop e no Illustrator. Fireworks era barato, poderoso e muito à frente de seu tempo. Muitos dos recursos e fluxos que as pessoas adoram no Figma e no Sketch foram lançados anos antes no Fireworks.

Após a aquisição, a Adobe privou a Fireworks de recursos e marketing. Eles quebraram as coisas, deixaram os principais bugs e regressões de desempenho não corrigidos e, eventualmente, descontinuaram completamente. Eu diria que isso não foi simplesmente negligência, mas uma decisão calculada de matar um produto inovador porque ameaçava os lucros de suas vacas leiteiras.

Por mais que eu espere o contrário, acredito que a aquisição da Figma seguirá o mesmo caminho. Uma vez que está sob o guarda-chuva da Adobe, a matemática simples dos lucros do Photoshop e Illustrator versus os da Figma resultará no último sendo faminto, despojado de funcionalidade e, eventualmente, quebrado.

Mas, espero que dessa vez seja diferente

Na minha opinião, a Adobe comprar o Figma para matá-lo intencionalmente não é uma decisão inteligente. Não acho que farão isso. Por que eu acho que essa não seria uma ação inteligente? Porque estão pagando 20 bilhões de dólares por isso. Usar o Figma para aumentar os lucros e desenvolver novas tecnologias seria um uso melhor do dinheiro investido.

Como referência: o valor de mercado da Adobe (antes da abertura do mercado de hoje) é de 173.87 bilhões de dólares, com uma receita em 2021 de 15 bilhões de dólares, e um lucro de 4.82 bilhões de dólares (fonte: Yahoo Finance).

Receita e lucro anual da Adobe de 2018 à 2021 em bilhões de dólares, respectivamente: 9.03 e 2.59; 11.17 e 2.95; 12.87 e 5.26; 15.79 e 4.82

Espero, sinceramente, que o que aconteceu com o Fireworks tenha sido uma série de más decisões que geraram lições aprendidas para a Adobe, e que de fato o Figma continue de forma autônoma, com uma injeção de dinheiro por parte da Adobe para acelerar seu desenvolvimento e se tornar uma ferramenta ainda melhor, além do compartilhamento de experiências e conhecimento entre os times das empresas em questão.

5

Acredito que temos 2 lados da mesma moeda:

Pode ser muito bom a Adobe olhar para esse lado, pois assim como a Microsoft está se tornando cada vez mais adepta ao mundo Open e investindo pesado nessas ferramentas e ao meu ver tem trazido grandes ganhos até para os produtos pagos deles. Como por exemplo a aquisição do Github e a inclusão do WSL 1 e o WSL 2. Vamos aguardar as cenas dos próximos episódios para saber mais sobre os interesses por trás destes movimentos.

Mas também pode ser bem complicado, pois assim como o exemplo da Oracle que iniciou investindo no Java, mas com o passar do tempo foi fechando o produto. Mas até com isso tivemos boas coisas acontecendo como a versão free e open surgindo por força da própria comunidade open. É claro que com o passar do tempo a própria Oracle passou a apoiar e até contribuir com melhoras no produto open, porém ainda mantém seus produtos fechados.

Mas não podemos nos basear apenas nos fatos históricos, mas sim na visão que essas empresas tiveram para entender qual é a visão da Adobe neste momento quanto a isso.

Tem outro exemplo que gosto bastante é a Salesforce comprar a Mulesoft por alguns bilhões e ainda manter o produto open mas ter formas de ganhar também como em produtos empresariais e específicos... Vejo que assim todos saem ganhando, seja a comunidade open source e as empresas privadas também!!!

Vejamos as cenas dos próximos episódios!!!!

3
3
2

Me lembro quando a Adobe comprou a Macromedia, eu usava o Fireworks, Dreamweaver e mais algum outro que não me recordo agora. O fire works foi morrendo lentamente, o Dreamweaver ainda existe, mas não chega nem perto do que já foi. Na minha opinião a Adobe vai tentar ir tirando o maximo de leite que der dessa vaca e no fim vai deixá-los a própria sorte, coisa que ela fez com os produtos da Macromedia. É triste mas acho que o Figma está com os dias contados e entrou em sentença de morte.

1

A Adobe comprar o Figma seria como se a LATAM estivesse comprando a Gol e a Azul, por exemplo. Isto é muito ruim para o usuário, que não terá muita opção no mercado em um futuro próximo. Prevejo que o Figma será incorporado ao XD (que já possui uma versão colaborativa online), ou a Adobe vai abandoná-lo e poderemos esperar por uma deterioração de sua performance.

1