Se em 5 mil anos a humanidade ainda existir, "linguagem de programação" nem deverá ser um conceito (pelo menos não como conhecemos hoje), rsrsrsrs.
Mas vai ter um mainframe em uma sala subterrânea rodando COBOL. :D
Diz isso pra Microsoft e seu C#, Sun e o Java, Ericson e Erlang, antiga Borland e o Delphi (Turbo C, Turbo Pascal), Nantucket e o Clipper...
Muitas são criadas apenas para resolver problemas internos. Erlang foi criada para uso interno. Depois o código foi aberto. Já que foi citado Clipper, parece que Protheus também é o caso de criação para resolver problemas internos.
Já o Pascal foi criado para o ensino. O primeiro SO gráfico (Lisa¹) e a primeira versão do Photoshop foram feitas em Pascal. A Borland só empacotou em um ambiente fácil de trabalhar. Atualmente a Embarcadero mantém o Delphi. Apesar da lingaugem ter sido melhorada (Modula e depois Oberon) o velho pascal também sofreu melhorias e continua sendo utilizado. Não pretendo fazer muita propaganda mas, se fores ver, o WPS Office utiliza Pascal (para mim, Delphi não é linguagem e sim Object Pascal mas para eles é)