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Parabéns e sucesso na implementação para aprendizado.

Considero a linguagem uma ótima opção para o aprendizado (cumprindo o propósito do Seymour ao criá-la no MIT). O feedback visual e o tom de brincadeira estando no controle de uma tartaruga é muito legal.

Minha área não é educação mas não consigo ver muito sentido nas traduções dos comandos das linguagens (seja AuroraLogo, Portugol, etc.). Um manual traduzido dizendo que forward n move a tartaruga n passos para frente, right 90 gira a tartaruga no sentido horário 90º e assim vai, seria o suficiente para alguém que sabe ler. Já aproveita e tem um primeiro contato com inglês (mais tarde será necessário). Finalmente, se procurar algo sobre Logo na internet (utdallas), terá que fazer a conversão e pode não gostar de saber que tinha que escrever girar em 90 graus . e na original poderia ser apenas right 90 ou rt 90.

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Oi Guaracy, bom dia. Sim, é baseada no trabalho do Papert, mas não é para ser igual. Eu sou professor há quase 20 anos e tentei endereçar os problemas que enfrento, ainda mais, a linguagem é para crianças que estão sendo alfabetizadas e tem o objetivo de se aproximar o máximo possível da nossa linguagem natural. Claro que as instruções poderiam ser resumidas, poderiam ser em inglês que é uma lingua mais enxuta que o português e o padrão da indústria e da ciência como um todo, poderia mapear exatamente as instruções da linguagem Logo, mas, de novo, o propósito é ensinar lógica para uma criança e não ser uma cópia da Logo. Se fosse para ser cópia eu nem faria :D

A linguagem suporta a criação de funções, arrays, arrays associativos, recursividade para, dependendo do caso, apresentar de forma mais lúdica a jovens, mas em um curso de graduação, mesmo num técnico, a linguagem de programação "real" tem que ser o objeto principal do estudo.

Abraço!