Executando verificação de segurança...
2

A pergunta errada é: Qual linguagem iniciar/aprender?

Intrudução.

  • Qual o carro comprar?

    • O Koenigsegg Gemera! Autonomia de 1.000km, 4 lugares, 0-100km/h em 1,9s. 0-400km/h usando apenas uma marcha. 1.700HP.
  • Bem, eu moro em uma fazendo, com estradas ruins de terra.

    • Tudo bem. Compra, pede para entregarem e deixa na sala para ficar apreciando.

Apenas um dos milhares cenários. Quem gosta de Ferrari vai dizer Ferrari, Quem gosta de Lamborghini vai dizer uma Lambo. Bugatti, Aston Martin, McLaren, etc..

  • Eu tenho quase 2 metros de altura, peso 150kg e tenho 79 anos.

    • Provavelmente nenhum vai servir. Até pode entrar mas terá que sair rolando do carro.

Programação não é muito diferente.

Inicia com Python. Não com Ruby que é melhor. Não, JavaScript é o futuro. Melhor TypeScript. Vai de Rust. Não, Elm. Elixir que foi criada por um brasileiro. BASIC como eu. PHP que é bastante utilizada. COBOL?

Qual o motivo?

Primeiro identifique o motivo que o levou a desejar aprender uma linguagem de programação. Não pretendo me aprofundar muito, apenas uma visão geral e simplista.

  • Quero trabalhar e ganhar bastante dinheiro: Bem, tem jogador que ganha mais de 1 milhão por mês e outros precisam ter um segundo emprego para sobreviver. Tem médico que ganha bem. Diversas profissões permitem que alguns ganhem bem. Se for só dinheiro, escolha algo que goste (seja quase um hobbie). Se não ganhar muito dinheiro, pelo menos estará se divertindo.

  • Só para brincar, conhecer, saber o que é lógica : Que tal Logo que foi criada no MIT para o aprendizado por crianças. Você tem noções de lógica, tem um retorno visual da linguagem, é divertido comandar uma tartaruga e você nem precisa instalar no ser computador. O link anterior tem o interpretador..

  • Quero desenvolver aplicações para o desktop e não necessito de comunicação com a internet: Um dos caminhos mais fáceis e prático seria usar o Lazarus.

  • Quero desenvolver aplicações no servidor que as pessoas acessem pelo navegador ou outro programa: Basicamente, qualquer linguagem serve. Uns irão dizer Python. Outros Ruby. Outros PHP. Java? Dart? Pode ser COBOL em alta plataforma (a linguagem você aprende em um dia mas trabalhar com mainframe é totalmente diferente de desktop). Aqui ainda vale se você será empregado ou ter o seu próprio negócio. Para ser empregado, tem que seguir o fluxo. Para o seu próprio negócio, não importa. O Paul Graham desenvolveu o viaweb em Lisp e depois vendeu por dezenas de milhões de dólares para o Yahoo. Tem que achar a sua arma secreta para ser melhor que a concorrência.

  • Para web no lado do cliente: HTML, CSS, JavaScript, React, Angular, Helm, Vue, HTMX, etc.. Basta procurar na internet que virão milhares de páginas tipo: os 5/10/20/50 melhores frameworks para usar em 20/21/22.

  • Vou desenvolver para dispositivos móveis: Pode usar flutter, alguma linguagem nativa como Kotlin, B4X, PWA, etc..

Não esgotei as linguagens nem os assuntos e nem os modos de desenvolvimento. Não precisa ser fluente em inglês (a menos que você queira trabalhar em ou para uma empresa que não esteja no Brasil). Mas o básico é extremamente necessário. Até porque, uma linguagem de programação é como ensinar um cachorro. Senta! Pula! Deita! Rola! Você apenas vai trocar o Se tal coisa então faça isso senão aquilo por algo como IF tal coisa THEN faça isso ELSE aquilo (pelo menos para a maioria das linguagens).

Ah, mas tem linguagens que são traduzidas e permitem eu usar o SE, ENTÃO e SENÃO. Só se você não pretende sair desse mundinho. Se você for adiante, vai ter que aprender o IS, THEN, ELSE.

Carregando publicação patrocinada...
1

O lance é começar, não da pra fazer speedrun na carreira seguindo dicas de terceiros e planejando a vida toda com base nisso.

Pega uma linguagem e começa, achou merda? tenta outra, provavelmente vai achar merda também e voltar pra primeira.

Não é garantia que vai gostar da coisa, a gente que programa acha maravilhoso, assim como médico adora serrar uma perna necrosada, cada um no seu quadrado.

A melhor línguagem é que se sentir confortável.