E daí se tem ou não grandes corporações financiando? Financiar é só injetar dinheiro, não é tomar decisão técnica.
Agora eu vou te negativar. :D
Ninguém é altruísta a ponto de injetar dinheiro em algo que não tenha retorno. A Google vai financiar algo que interessa (o que é uma decisão de marketing e técnica). Tipo Kotlin para Android. Quem financia tem poder de decisão (aí também inclui alguns rumos que a linguagem vai tomar). Go, Kotlin, Dart, etc. são de interesse da empresa. Swift é do interesse da Apple. Carbon é para substituir C++ (bem, D também era, pelo menos seria o que o C++ deveria ser como dizia o Walter).
Existem os investimentos que são mais pessoais mesmo. Investir em uma linguagem para melhorar ou facilitar a minha produtividade. O NuBank comprou a empresa da Clojure. A NoRedInk investe no desenvolvimento de Elm (como o backend é Haskell, melhor que o front-end também seja uma linguagem funcional, fora o aspecto técnico do "Compilou? Pode fazer o deploy e ir dormir"; se bem que eles estão desenvolvendo roc para substituir tudo)
Para o usuário, existe A vs B. Para quem desenvolve, acho que também existe A vs B Ou será que Python não quer ser melhor que Ruby e vice-versa? Bem, não interessa. Tudo vai transpilar para JS e WASM no final. :D