Sem definir o contexto, as respostas serão superficiais e genéricas. E mesmo assim:
-
Pessoas são diferentes, pensam diferentes e possuem uma bagagem cultural diferente. A definição vai variar para cada pessoa.
-
Existem linguagens com estruturas diferentes. Algumas mais rígidas como COBOL que deixam os programas mais parecidos e com uma facilidade maior de leitura/entendimento. Outras mais flexíveis e com diversas regras e redundância onde é possível fazer a mesma coisa de diversas maneiras diferentes. O problema 3 do Projeto Euler é facilmente resolvido com:
{:q: 13195
. Será que é complexo? Será que é difícil? Ou, será que qualquer programador que conheça a linguagem dirá: Pois é, simples assim. -
Relacionado com o item 1, elementos de um determinado grupo podem utilizar características diferente pelo seu modo de raciocinar sobre as coisas. Os programas em C de quem programa em APL ou alguma linguagem parecida, certamente não entrarão na cesta simplicidade da maioria dos mortais. Olhe o código que deu origem ao J. Foi escrito em 4h por Kiln Farm e o Ken Iverson estudou durante uma semana. Outro exemplo de código em C que a maioria acharia uma porcaria em termos de legibilidade. Mas, para eles, assim é mais fácil de desenvolver o raciocínio.
-
Já que eu citei raciocínio, Se tu estás acostumado com linguagens imperativas (Java[Script], C, Python, Ruby, etc.), pega um program ridicuamente simples com o primeiro do AOC 2021, resolve na tua linguagem e depois tenta uma funcional tipo Haskell, Elm, F#, tec..
Basicamente isso. Como em um artigo sobre Linux e o cara escreve: para instalar o Apache basta digitar sudo apt install apache
. Só é valido para distros baseadas no Debian.