Executando verificação de segurança...
3
  • Tipagem
    Só cuidado com o NaN (e seus companheiros). Mesmo tendo uma tipagem forte e estática, o NaN pode estar presente. E pode ser um problema. Basicamente, NaN = ON ERROR RESUME NEXT (do BASIC).

  • Sintaxe
    Eu digo que o que mais evoluiu desde as primeiras linguagens de alto nível foi o editor. A verbosidade para escrever é, geralmente, bastante minimizada pelo editor. É claro que cada um vai dizer que a sua linguagem do coração é o máximo. Geralmente ela é desenvolvida facilitando o vada de quem desenvolve. Só depois vão pensar no desenvolvedor. Por exemplo, C# era int[] x1 = new int[] {1, 2, 3, 4} e agora ficou int[] x1 = [1, 2, 3, 4]. Poderiam ter feito isso antes (principalmente pelo desenvolvedor já ter passado por Pascal que tinha estrutura semelhante).

  • Macros
    Não sei até que ponto macros fazem sentido em uma linguagem OO. Só os métodos não seriam suficientes? Em outras linguagens, é possível até criar uma DSL utilizando macros, o que pode melhorar a legibilidade do programa.

  • Inferência
    É legal e em 99,9% dos casos funciona bem.

  • Ocaml
    Aqui eu discordo que seja uma linguagem apenas para AoC e outras coisinhas. É uma linguagem funcional e um dos principais motes delas é minimizar os erros em tempo de execução a, praticamente, zero. Se compilou, está correto. Em Elm (frontend) o pessoal diz que pode compilar na sexta, fazer o deploy e ir dormir. Tem suas peculiaridaes para programar, tipo: Começar a pensar de forma diferente do normal.

No mais, nenhum problema em promover a linguagem.

Carregando publicação patrocinada...
2

Assino em baixo. Acho que tive pouca paciência com Ocaml. A excluí mais por preferência. Já programei bastante em f# e Haskell e adoro o jeito "funcional" de resolver problemas. Haskell só ficou de fora dos testes pois já conheço o inferno que é gerenciar as versões das bibliotecas e compilers.

Macros em OO são bem situacionais mesmo. Mas dsl's em lugares específicos é revigorante devo dizer. Mas deve ser difícil de coordenar se o time não estiver em sintonia. O que é uma porcentagem bem alta das vezes. Sabia que esse item ia ser um pouco polêmico. Kkk

Obrigado pelo comentário, Foi muito bom lê -lo.