Executando verificação de segurança...
1

No-Code e Low-Code deve ultrapassar o desenvolvimento tradicional

"Existem tantas oportunidades de automatização e de desenvolvimento que nenhuma área centralizada será capaz de dar vazão na velocidade exigida por negócios e pelo mercado. Descentralizar é preciso."

A maioria das organizações está procurando maneiras de acelerar seus fluxos de entrega de de desenvolvimento com tecnologia e operar mais rapidamente em um modo ágil. Os departamentos de TI podem e devem, dessa forma, aproveitar a crescente popularidade das plataformas low-code, ferramentas que podem ajudar os desenvolvedores não tradicionais a criar aplicativos com rapidez e eficiência. A abordagem de baixo código para o desenvolvimento de aplicativos elimina os altos custos iniciais e os longos prazos de desenvolvimento de aplicativos associados ao desenvolvimento de software tradicional.

Assim, no mundo de hoje, o desenvolvimento cidadão é um diferencial competitivo para organizações voltadas para o futuro. As empresas estão cada vez mais procurando maneiras de melhorar seu desempenho e lançar novos produtos, o que significa que mais empresas adotarão uma abordagem iterativa e de produto mínimo viável (MVP). Com isso, o conceito de desenvolvedor cidadão está rapidamente se consolidando no desenvolvimento empresarial como uma tática para aumentar a velocidade, inovação e agilidade.

Em uma pesquisa do Gartner sobre a TI da unidade de negócios, 46% dos entrevistados afirmaram que o aumento nos gastos com TI liderados pelos negócios foi devido ao aumento do desenvolvimento de software, aplicativos ou bancos de dados. Em outra pesquisa do Gartner sobre desenvolvimento cidadão, 41% dos entrevistados têm iniciativas ativas de desenvolvimento cidadão e 20% daqueles que não estão avaliando ou planejam iniciar iniciativas de desenvolvimento cidadão.

A Gartner define um desenvolvedor cidadão como um funcionário, tipicamente da área de negócios, que usa software de programação Low-code ou No-code para criar aplicativos e soluções digitais sem escrever código. Eles usam software ou plataformas disponíveis, como por exemplo as soluções líderes de mercado em RPA, para desbloquear seu potencial criativo e resolver problemas do dia a dia. Eles agregam valor sem exigir alto grau de envolvimento do departamento de TI ou outros recursos de desenvolvimento especializados. Eles podem criar automações, aplicativos, relatórios, chatbots, sites, portais e workflows para aumento da produtividade local.

Até 2023, o Gartner prevê que o número de desenvolvedores cidadãos ativos em grandes empresas será pelo menos quatro vezes o número de desenvolvedores profissionais. Dados os desafios descritos acima, essa é uma evolução muito necessária.

Em essência. os líderes de tecnologia não podem mais bloquear o desenvolvimento cidadão. Fazer isso diminuirá ainda mais o valor da organização e de TI aos olhos do negócio. Na verdade, o local de trabalho digital moderno exige o cultivo da TI cidadã para maximizar a destreza digital.

Carregando publicação patrocinada...