Executando verificação de segurança...
2

Por que é tão difícil encontrar soluções em português para problemas que envolvem DS e algoritmos?

Tenho estudado estruturas de dados e algoritmos em inglês no YouTube há alguns meses e participado de desafios no LeetCode e HackerRank. Recentemente, tentei buscar soluções em português e percebi que elas são bastante raras. Achei isso curioso. Se realmente for raro, a que vocês atribuem essa falta de conteúdos voltados a esse assunto?

Carregando publicação patrocinada...
4

Quando você busca por qualquer coisa na Internet, é muito mais provável encontrar recursos em inglês simplesmente porque há um volume muito maior de conteúdo produzido em inglês.

Isso não ocorre apenas com algoritmos e estruturas de dados, mas especialmente em todos os campos técnicos. A comunidade técnica geralmente adota o inglês, o que torna a busca por conteúdo em outras línguas, como em português, raro. Aprenda inglês, não existe desculpa. Essa é a "linguagem" mais importante na carreira de qualquer programador.

Além disso, ao invés de focar apenas em vídeos, vale a pena buscar por livros clássicos que são referência nesse tipo de desafio, como "Cracking the Coding Interview" e "Elements of Programming Interviews", aí você pode usar ferramentas de IA, para traduzir ou explicar as soluções de maneira mais clara em português.


No entanto, se você procurar nos lugares certos, encontrará bastante conteúdo disponível em português. Instituições acadêmicas costumam oferecer recursos como livros, notas de aula e PDFs que abordam esses tópicos exaustivamente.

Você pode encontrá-los refinando sua pesquisa, por exemplo, usando o Google com uma consulta como:

(algoritmo OR estruturas de dados) (livro OR apostila OR material) (unicamp OR puc OR icmc OR ime OR ita OR "universidade federal") filetype:pdf

É importante ressaltar que equipes de universidades brasileiras frequetemente se destacam em competições internacionais de maratonas de programação. Essa excelência demonstra que o domínio de algoritmos e estruturas de dados é altamente valorizado e cultivado na comunidade de programação brasileira.

A noção de que o Brasil não valoriza essas habilidades é um equívoco. Uma piada de muito mau gosto. Elas são fundamentais e valorizadas, especialmente para quem busca as melhores oportunidades.

Um abraço e bons estudos!

2

Ótimo ponto, @gsampaio!

Primeiramente, sentindo esse gap, tem uma turma (vários amigos e eu rs) de brasileiros montando um grupo estudos focado em DSA e System Design, pois sentimos que aqui no Brasil nao fomentamos tanto quanto deveriamos estes assuntos, afinal, sao as bases do que fazemos.

Link da comunidade:
https://discord.gg/cqF9THUfnN

E bom, sobre a pergunta, como já dito, penso que isso se deve a vagas internacionais focarem mais nisso, universidades internacionais focarem mais nisso tambem (sim, temos aqui no BR foco em DSA na graduacao, mas la vejo isso ser mais central)... Penso que estes sao bons fatores, e como quase todo mundo estuda estes temas para pegarem vagas em paises de lingua inglesa, é masi facil compartilharr conhecimento em Ingles assim voce alcanca pessoa em todos os paises inclusive no BR.

Apenas alguns pensamentos

1
2

Português é uma língua fraca no contexto internacional e em programação.
Inglês é mais acessível e mais prático por se tratar de uma língua global.
Não faz sentido buscar conteúdo em português quando se tem milhares de fóruns e livros em inglês. Aceite a Codeforces como exemplo.
Simples assim.

1

Acho que é porquê as empresas no Brasil não tem esse hábito de pedir questões dessas em entrevistas. Normalmente quando esse tipo de conteúdo aparece na gringa é sempre com uma chamada citando alguma MANGA 🥭.

1

Com o advento dos tradutores automáticos, quase não existe mais barreira em relação do aprendizado e da linguagem. Você gerar conteúdo em ingles permite expandir o seu público, sem contar que é mais fácil você ser indexado pelas ferramentas de SEO.

Um exemplo: eu escrevi a minha dissertação de mestrado em PT-BR. Depois de um tempo fui observar o histórico dos paises dos usuários que foram visitar ela, observei que uma grande parte do acesso vem de paises que falam inglês. Lição aprendida, estou escrevendo a minha tese de doutorado em inglês.

1

Maioria das soluções em inglês. A maioria das pessoas, por mais que tenham o inglês como segunda língua, preferem escrever em Inglês, por causa da difusão da informação, etc.

1

Falta de interesse.

LeetCode é requisito para entrar em caga nos EUA. Você precisa provar que entende para QUALQUER vaga.

No Brasil você participou de algum processo que pediu para explicar algum algorítmo de DS?

0
1

Aqui no BR, quase nenhuma empresa quer saber se você tem lógica ou não, querem a telinha feita e pronto. Empresas que fazem perguntas envolvendo estrutura de dados e algoritmos tendem a, mas nem sempre, enxergar para além disso. Não é incomum, por exemplo, encontrar relatos de juniores da Google comentando o fato de flutuarem em diversas bases de código, indo de C++ à Java, Dart, Kotlin e outras. Evidentimente não estão mexendo em algo no núcleo da aplicação, ou seja, não há necessidade de um entendimento profundo dela, porém o fato de ter um base sólida e bem estruturada de conceitos da computação, proporciona esse tipo de coisa.

1

A comunidade é focada em inglês!

Mesmo as pessoas que não falam inglês como língua nativa, acabam optando por criar conteúdos em inglês nas mais diversas plataformas que estamos inseridos (github, stackoverflow, w3s schools e entre outras), o que acaba causando uma centralização, naturalmente o inglês acaba sendo muito cotado como uma necessidade para programação, e principalmente tem a questão da necessidade de noção de algoritmos que as vagas na gringa exigem de você, sempre tem alguma prova de leetcode ou coisa do tipo que acaba sendo pedido, enquanto no Brasil você tem muito pouco disso.

1

Poste um conteúdo sobre DS e vai entender o porque.
Se pergunte, por que você se interessou? Quantas pessoas acha que tiveram a mesma motivação para buscar sobre Isso?
Será que todos são assim?
As respostas a essas perguntas te levarão a um algoritmo de inferência fantástico e a lógica dele te dará todas as respostas.

Depois disso se pergunte quantos acham que estudam a fundo a lógica de algoritmos. kkk

1

A estrutura gramatical da lingua inglesa é naturalmente otimizada para a programção.

Ademais , ingles é a lingua oficial de TI / AI e todos seus descendentes futuros, rs.

Raciocinar em ingles ao programar , otimiza seus resultados.

Nomeie tudo em ingles ...variáveis, funções , classes, etc.