Quando você busca por qualquer coisa na Internet, é muito mais provável encontrar recursos em inglês simplesmente porque há um volume muito maior de conteúdo produzido em inglês.
Isso não ocorre apenas com algoritmos e estruturas de dados, mas especialmente em todos os campos técnicos. A comunidade técnica geralmente adota o inglês, o que torna a busca por conteúdo em outras línguas, como em português, raro. Aprenda inglês, não existe desculpa. Essa é a "linguagem" mais importante na carreira de qualquer programador.
Além disso, ao invés de focar apenas em vídeos, vale a pena buscar por livros clássicos que são referência nesse tipo de desafio, como "Cracking the Coding Interview" e "Elements of Programming Interviews", aí você pode usar ferramentas de IA, para traduzir ou explicar as soluções de maneira mais clara em português.
No entanto, se você procurar nos lugares certos, encontrará bastante conteúdo disponível em português. Instituições acadêmicas costumam oferecer recursos como livros, notas de aula e PDFs que abordam esses tópicos exaustivamente.
Você pode encontrá-los refinando sua pesquisa, por exemplo, usando o Google com uma consulta como:
(algoritmo OR estruturas de dados) (livro OR apostila OR material) (unicamp OR puc OR icmc OR ime OR ita OR "universidade federal") filetype:pdf
É importante ressaltar que equipes de universidades brasileiras frequetemente se destacam em competições internacionais de maratonas de programação. Essa excelência demonstra que o domínio de algoritmos e estruturas de dados é altamente valorizado e cultivado na comunidade de programação brasileira.
A noção de que o Brasil não valoriza essas habilidades é um equívoco. Uma piada de muito mau gosto. Elas são fundamentais e valorizadas, especialmente para quem busca as melhores oportunidades.
Um abraço e bons estudos!