Executando verificação de segurança...
1

#UPDATE com segurança

Fala devs, tudo bem?

Estava vasculhando algumas documentações antigas no meu drive e acabei encontrando uma que seria bacana compartilhar aqui na rede. No primeiro time que trabalhei em 2018 criamos uma documentação onde explicava com detalhes a forma mais segura possível de se executar um "UPDATE" no banco de dados. E sério, essa regra que criamos em 2018 irei levar para o resto da vida enquanto atuar como T.I haha.

Contactei na hora o antigo integrante do time e grande amigo Eric Marques Ferreira e nossa vocês precisavam ver nossa cara de alívio em pensar em quantas dores de cabeça essa documentação evitou para todos nós. Segue a baixo o passo a passo:

"EXECUTAR UM UPDATE DE FORMA SEGURA NO BANCO DE DADOS

1°) Crie um Select com todos os filtros de seu Update

Antes de pensar em escrever UPDATE você precisa ter esse SELECT em mãos e validado, pois ele será a garantia de que nenhuma linha a mais ou a menos será alterada dentro do banco.

Faça esse SELECT com muito carinho e cuidado.

Dica: Vai desenvolvendo com um cafézinho do lado 'u'

2°) Faça seu Update incluindo o filtro "where 1=2"

Já ouviu falar aquele famoso "foi no automático"? Então, vai que no automático você execute seu UPDATE sem ao menos estar pronto, já pensou?

Essa condição falsa "WHERE 1=2" vai sem dúvidas salvar sua vida. Ela vai servir para caso você execute o comando sem querer ou quiser verificar se a sintaxe do seu UPDATE está 100%, pois com uma condição falsa nenhuma linha será afetada.

3°) Faça o backup da sua tabela antes de executar

Mega importante realizar um backup da tabela que será feito o UPDATE. Faça o backup de todas as linhas que serão afetadas no UPDATE, caso aconteça algum sinistro vamos conseguir retornar tudo rapidamente.

4°) Após isso, execute seu Update sem medo (Só que não kkk)

Após a execução dos passos a cima terem sido feitos e validados as chances do UPDATE sair mega errado caiu drasticamente. Digamos que você pode executar bem mais aliviado e sem aquele peso monstro nas costas.

Mas fica a dica, só realize UPDATE no banco se for algo extramente necessário e com a aprovação da gestão."

E é isso pessoal, espero que gostem e quem sabe seja útil em algum momento haha. Forte abraço!

Carregando publicação patrocinada...
1

O mundo perfeito seria aquele que não precisassemos de update em prod, mas sabemos que as coisas não são bem assim.

Uma dica bem útil também é de desabilitar o Auto Commit do SGBD, assim se algo der errado no Update é só aplicar um Rollback na transação.