Executando verificação de segurança...
11

O berço da analise de dados

Fala, meus devs? Tudo bem?

Hoje trago para todos(as) que desejam embarcar na área de análise de dados literalmente o berço da análise de dados, ou seja, trago o início de tudo com uma explicação muito simples que define o que fazemos todos os dias de trabalho, independente da ferramenta ou método, pois tudo se resume a um único objetivo crucial.

Tudo pronto? Então vamos lá!

Tudo se resume a uma simples pergunta que é a seguinte:

"Qual a diferença entre: Dados x Informação x Conhecimento x Tomada de descisão"

Imagine o Supermercado do seu José e você é o analista de dados dele, certo? No Supermercado do seu José existe um sistema que controla tudo. Dentro desse sistema ele controla estoque, financeiro, vendas e etc...

Esse sistema obviamente possui um banco de dados onde todos os dados referente a todas as suas funcionalidades ficam guardados.

Agora imagine que emitimos um relatório para o seu José e que nesse relatório contém o número 25. Imagina literalmente isso, uma folha completamente em branco com apenas o número 25 imprimida nela.

Agora vamos pensar, o número 25 possui várias definições e entendimentos como:

- 25 é um número ímpar, pois não é divisível por 2 sem deixar resto.
- Quando 25 é dividido por 2, o resto é 1.
- 25 é divisível apenas por 1 e por ele mesmo, já que não pode ser dividido por nenhum outro número inteiro sem deixar resto.
- A raiz quadrada de 25 é 5, pois 5 multiplicado por 5 é igual a 25.

Todas as informações acima estão corretas? Sim, estão. No entanto, quando consideramos o contexto do Supermercado do seu José, ou seja, as regras de negócio específicas de um supermercado, todas as definições relacionadas ao número 25 tornam-se irrelevantes, praticamente inúteis.

Isso ocorre porque o relatório que temos em mãos contém um dado... E aqui temos nossa primeira definição:

"O dado é uma informação que ainda não foi tratada."

Portanto, um dado é uma informação em seu estado bruto. Nós, como analistas de dados, podemos até entender o que o número 25 representa, mas o seu José não.

Agora imagine que pegamos o número 25 destacado anteriomente e realizamos um tratamento nele. Agora o número 25 após o tratamento se transformou em "25 unidades de café foram vendidas".

Olha só? Agora sim isso faz total sentido para nosso querido seu José, não é?

Temos agora nossa segunda definição:

"Informação é um dado que foi processado e tornou-se compreensível dentro de um contexto ou regra de negócio".

Maravilha, com essa informação em mãos o seu José consegue adquirir automaticamente o conhecimento em cima dessa informação.

E aqui temos a nossa terceira definição:

"Conhecimento é a compreensão e a internalização das informações disponíveis".

E agora que tratamos o dado, entregamos a informação para seu José, automaticamente ele adquiriu conhecimento, ele agora pode realizar uma tomada de decisão.

"Tomada de decisão é o processo pelo qual uma pessoa utiliza o conhecimento adquirido para avaliar as opções disponíveis e escolher a melhor ação a ser tomada dentro de um determinado contexto ou regra de negócio".

E é isso pessoal, acredito que esse material vai sevir para você leitor ter uma excelente base do objetivo de uma boa analise de dados. Espero ter ajudado!

Carregando publicação patrocinada...
2

Muito boa sua explicação, para quem é extremamente leigo nessa área deve ter ficado bem claro. Eu como analista de dados já a 4 anos complemento: Na análise de dados o mais importante para o profissional se destacar é sua capacidade de 'history telling' ou seja contar uma história através dos dados pro cliente para que ele possa entender melhor o seu negocio e tomar as melhores decisões.

2

Complementando seu comentário, entendo que um importante livro para todos analista que use dados, seja Analista de dados ou não é o Storytelling com dados da Cole Nussbaumer Knaflic.
Ao menos para mim foi, é e será sempre uma leitura referencia.

1
1

Básico, necessário e, após a leitura, óbvio.
É um excelente berço pra quem quer começar
Anseio por mais materiais como esse, até porque é sempre bom revisar conceitos, principalmente aqueles que temos a certeza que sabemos.
No meu entendimento, a unica certeza que tenho é que de nada tenho certeza.
Obrigado por existir.

1

Só uma observação, a terceira análise está incorreta, o 25 é divisível por 5 também, se não segundo a análise ele seria um número primo. Coisa que ele nao é, no mais, bom conteúdo.