Executando verificação de segurança...
1

Mudança de carreira: do Front para o Back-end

Contextualizando

Fala, galera! Bom, há mais de um ano tenho trabalhado como Front-end porque foi a primeira oportunidade que me surgiu no desespero de querer trampar logo, mas desde o começo (dos estudos em programação) eu almejo o Back-end.

Então desde esse começo, não parando com o trabalho, eu tenho estudado e desenvolvido Back-end, mas não consigo de jeito nenhum disputar vagas de Junior. Sempre que aprendo algo novo parece que as vagas aparecem com mais requisitos e, como o trabalho toma grande parte do meu dia, não consigo acompanhar essa "evolução" das vagas.

É válido dar alguns passos para trás antes de mudar?

É algo que tenho pensado e queria saber o que vocês acham/fariam/fizeram. É meio frustrante que cada projeto que faço no trabalho não parece me preparar nada pro que eu realmente quero. Apesar de utilizar bastante JavaScript no trabalho (sempre que posso, crio recursos do zero como carrosséis, etc. para praticar a base), parece que isso não me ajuda em nada a evoluir minhas habilidades como Back-end (Node).

É válido parar de almejar vagas de Junior e começar a buscar Estágio? É chato abrir mão de um bom salário e alguns benefícios, mas um caminho mais gradual parece um pouco mais fácil de entrar e seguir.

Se alguém já passou por essa migração de carreira, conta um pouco aqui se puder. Obrigado :)

Caso seja uma curiosidade, eu trabalho desenvolvendo temas para WordPress, mas sempre do zero, então tudo que crio pro Front-end é com código (HTML, CSS, JavaScript e uma pitada de PHP). No Back-end eu estudo Node há mais de um ano e atualmente tenho começado no TypeScript e Java.

Carregando publicação patrocinada...
1

É válido parar de almejar vagas de Junior e começar a buscar Estágio? É chato abrir mão de um bom salário e alguns benefícios, mas um caminho mais gradual parece um pouco mais fácil de entrar e seguir.

Aqui está uma oportunidade única: aproveitar sua experiência em temas WordPress para expandir para o desenvolvimento de plugins. Ao fazer isso, você estará explorando o lado do back-end. Existe uma grande demanda para estes plugins. Você pode fazer isso de maneira conjunta ao seu trabalho atual? Seria possivel até incorporar estes plugins em seus temas de forma a oferecer soluções mais sofisticadas?

A verdade é que php e wordpress são duas bostsa, mas se você já trabalha nessa stack e esta pagando as contas, faria a migração para backend dentro dela, assim você restringe o número de coisas que precisa aprender e não precisa dar um passo para trás.

É válido dar alguns passos para trás antes de mudar?

É sempre válido dar alguns passos para trás e estudar os fundamentos.

  • Algoritmos e Estruturas de Dados: Comece fortalecendo sua compreensão de algoritmos fundamentais e estruturas de dados, as ferramentas básicas para traduzir problemas do mundo real em problemas que as máquinas são capazes de resolver. Leituras obrigatórias são: como "Introduction to Algorithms" de Cormen, bem como "The Art of Computer Programming" de Donald Knuth. Bill Gates uma vez disse que se você conseguiu entender esse livro inteiro ele vai te contratar na hora.

  • Sistemas Operacionais, Organização de Computadores e Redes: Aprofunde-se em nas plataformas básicas que dão suporte as aplicações de software. Autores renomados como Tanenbaum e Peterson fornecem insights valiosos. Ao estudar redes, considere também o livro "Redes de Computadores - Uma Abordagem Top-Down".

  • Modelagem de Dados e Administração de Bancos de Dados: Domine a arte da modelagem de dados e a administração de bancos de dados, habilidades fundamentais em qualquer aplicação de software robusta. Recomendo "Database System Concepts" de Silberschatz, Korth e Sudarshan além de "NoSQL Distilled: A Brief Guide to the Emerging World of Polyglot Persistence" de Pramod J. Sadalage e Martin Fowler.

  • Experiência do Usuário (UX) e Interface de Usuário (UI): Explore obras importantes que discutem os princípios de design centrados no usuário e na usabilidade. Os clássicos são "Don't Make Me Think" de Steve Krug e "The Design of Everyday Things" de Don Norman.