Mudança de carreira: do Front para o Back-end
Contextualizando
Fala, galera! Bom, há mais de um ano tenho trabalhado como Front-end porque foi a primeira oportunidade que me surgiu no desespero de querer trampar logo, mas desde o começo (dos estudos em programação) eu almejo o Back-end.
Então desde esse começo, não parando com o trabalho, eu tenho estudado e desenvolvido Back-end, mas não consigo de jeito nenhum disputar vagas de Junior. Sempre que aprendo algo novo parece que as vagas aparecem com mais requisitos e, como o trabalho toma grande parte do meu dia, não consigo acompanhar essa "evolução" das vagas.
É válido dar alguns passos para trás antes de mudar?
É algo que tenho pensado e queria saber o que vocês acham/fariam/fizeram. É meio frustrante que cada projeto que faço no trabalho não parece me preparar nada pro que eu realmente quero. Apesar de utilizar bastante JavaScript no trabalho (sempre que posso, crio recursos do zero como carrosséis, etc. para praticar a base), parece que isso não me ajuda em nada a evoluir minhas habilidades como Back-end (Node).
É válido parar de almejar vagas de Junior e começar a buscar Estágio? É chato abrir mão de um bom salário e alguns benefícios, mas um caminho mais gradual parece um pouco mais fácil de entrar e seguir.
Se alguém já passou por essa migração de carreira, conta um pouco aqui se puder. Obrigado :)
Caso seja uma curiosidade, eu trabalho desenvolvendo temas para WordPress, mas sempre do zero, então tudo que crio pro Front-end é com código (HTML, CSS, JavaScript e uma pitada de PHP). No Back-end eu estudo Node há mais de um ano e atualmente tenho começado no TypeScript e Java.