Evento solar extremo no último fim de semana gerou espetáculos raros visíveis no céu
Neste útimo fim de semana, o portal do Space Weather Prediction Center reportou índices Kp extremos, segundo o gráfico a seguir. Indicadores desta magnitude estão correlacionados com eventos de ejeção de massa coronal cujas particulas alcançam o campo magnético da Terra produzindo auroras polares. Associados ao período de máxima atividade solar, que ocorre em ciclos de 11 anos, o atual ciclo 25 tem previsto seu máximo para julho do próximo ano.
Gráfico - índice planetário Kp (Planetarische Kennziffer)
A imagem seguinte é um link para vídeo no Youtube com frames feitos pelo satélite GOES-16 da NOAA ao capturar a atividade na mancha solar AR3664 por volta das 14h. EDT, 9 de maio de 2024.
Fonte: National Weather Service (NWS)
Efeitos
Eventos extremos como esses podem afetar comunicações de rádio em alta frequência como as utilizadas por satélites de posicionamento (GPS, GLONASS, Galileo, Beidou/Compass e seus sistemas de aumentação - ver mapas ), satélites de comunicação (Starlink etc.), imageadores entre outros. Mais informações também podem ser encontradas no portal NESDIS do NOAA (Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos).
A interação destas partículas carregadas com determinadas camadas da atmosfera terrestre causam auroras austrais e boreais ao redor do globo. Vários portais de notícias, dentre eles Terra, Cultura, entre outros, trouxeram relatos de leitores que avistaram auroras austrais a partir de localidades no Chile e Argentina. Uma projeção do globo terrestre pode ser vista na imagem a seguir, cuja camada de auroras refere-se aos dados do dia 11/05/2024 às 02:40Z.
Intensidades das auroras e sua possível localização
Fonte: https://earth.nullschool.net/#2024/05/11/0240Z/space/surface/level/anim=off/overlay=aurora/patterson
Enquanto a aurora boreal acontece no Hemisfério Norte, a aurora austral se dá no Hemisfério Sul. Vale lembrar que todos os fenômenos registrados neste final de semana são raros e incomuns. (cultura.uol.com.br)
Video: https://twitter.com/i/status/1789207492682989719 (como embarcar um vídeo do X aqui no Tabnews sabendo seu link?)
Fonte: De Ancapsu citando @alexutopia referenciando @mathewjowens no X.
Atualização
Segundo notícia publicada há pouco (12 de maio de 2024 às 20h04 EDT) no site earth.com (tradução por Google Translate)
o Sol liberou outra poderosa explosão de energia, conhecida como explosão solar, atingindo seu pico de intensidade às 12h26, hora do Leste. A erupção originou-se de uma região da superfície do Sol chamada região de manchas solares 3664, que tem estado bastante ativa ultimamente.
(...)
O Centro de Previsão do Clima Espacial (SWPC) da NOAA estendeu o Alerta de Tempestade Geomagnética até a tarde de 13 de maio de 2024.
[Keywords: aurora, australis, borealis, geomagnetic storm, solar flare] // for [index|filter]ing purposes