Olá @alberto255!
Muito obrigado pela sugestão do InboxPager! Eu não o conhecia e usava o openssl via linha de comando!
Sua ideia de empregar um cliente de email traz vantagens como, por exemplo, a requisição sob demanda e a autenticação diferenciada (que pode ser revogada, já que ferramentas de terceiros usam um token em vez de password da conta GMail.)
A preocupação que às vezes preciso ter é saber qual aplicação está consumindo dados da rede e o motivo enquanto não estamos usando determinado website aberto em uma aba. Como você lembrou, em sistemas com muito pouco recurso computacional e/ou banda de dados limitada, as interfaces mínimas são uma boa opção.
No que se refere ao consumo de dados do GMail Standard em background é muito pouco se comparado a vários outros websites que exploram recursos sem que o usuário perceba. Contudo, esta prospecção deve estar clara nos termos de uso do site que aos poucos os usuários têm dado importância para sua leitura : ).
Seria muito útil empregar uma ferramenta que apresente um mapa com a posição aproximada de todas as conexões que partem do sistema, indicando o volume de dados trocado (in/out). Caso eu encontre e me lembre, postarei aqui para enriquecer seu comentário :). Mais uma vez, muito obrigado!