rafael, sei que a ideia não faz mais sentido devido aos diversos vazamentos de dados que ocorreram recentemente, enriquecendo bancos de dados clandestinos por aí. Pensando numa maneira de dificultar, imaginei o seguinte conjunto de dados pessoais de um cliente (fictício) de uma empresa (fictícia).
NOME COMPLETO : JOAO DA SILVA SÓ
DATA DE NASCIMENTO: 29/02/2000
CPF : 987.654.321-00
RG : 12.234.567-X SSP/RR
ENDEREÇO : AVENIDA ESPERANÇA SEM FIM, 789, BAIRRO LOGO ALI
CEP : 97531-024 - 5105507 - VILA BELA DA SANTÍSSIMA TRINDADE - MT
CELULAR : +5565987654321
EMAIL : [email protected]
PASSPHRASE CLIENTE: QUALQUER COISA VALE DESDE QUE SO O CLIENTE SE LEMBRE
SALT : 5d60adc890a3dc0bd7b9b621edac9272
ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO: 01/02/2024 14:15:16
Hoje, corre o risco de cadastros assim estarem sendo subidos para sistemas na nuvem. Porém, em vez subir esses ~600 bytes, poderiam ser apenas 32 bytes gerados pelo SHA256: be6034da95b490d59eb881c06b18e2092913985155bfb56d3c1e0b06eab99b2b
As colisões de hash são evitadas devido a existência da passphrase e do salt mesmo que o cliente forneça poucos dados pessoais. A desanonimização, quando necessária, ocorre em sistema offline fora das vistas de qualquer ataque online. Se ocorrer a atualização dos dados, um novo hash é gerado. E ainda, se esses hashes fizerem parte de uma blockchain, o campo ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO torna-se redundante.
De uma maneira geral, os únicos campos que realmente são livres para alteração a qualquer tempo e quantas vezes precisar são PASSPHRASE CLIENTE
, SALT
e, consequentemente, o campo ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO
. Destes, o primeiro é guardado com o cliente, os demais com a empresa junto com o hash. Perdendo-se a passphrase, um novo cadastro pode ser gerado. Conforme prevê a LGPD em seu artigo 18, "o titular poderá a qualquer momento e mediante requisição, a eliminação dos dados pessoais tratados com o consentimento do titular, exceto nas hipóteses previstas no art. 16 desta lei". Com tal método, a simples omissão ou perda da passphrase dá ao titular dos dados o poder de praticamente anonimizá-los para sempre.
Talvez tenha ficado a dúvida, como o cliente ficará com esse cadastro? Assinando digitalmente o hash.