xafiyom362, que incrível esse seu comentário! Todas as vezes em que leio esse prefixo meta procuro substituí-lo por "além de". Fazendo isso, fiquei imaginando o que seria meta-cognitivo...
Definições por Oxford Languages:
cognitivo
adjetivo
- relativo ao conhecimento, à cognição.
- linguística: relativo ao processo mental de percepção, memória, juízo e/ou raciocínio.
- psicologia: diz-se de estados e processos relativos à identificação de um saber dedutível e à resolução de tarefas e problemas determinados.
- psicologia: lato sensu, diz-se dos princípios classificatórios derivados de constatações, percepções e/ou ações que norteiam a passagem das representações simbólicas à experiência, e tb. da organização hierárquica e da utilização no pensamento e linguagem daqueles mesmos princípios.
Origem: ⊙ ETIM(1873) rad. do latim cognĭtum (supn. de cognoscĕre 'conhecer') + -ivo
Aparentemente é um processo complexo, pelo menos para mim, pensando no que um pesquisador e desenvolvedor precisariam fazer para transformar a IA nesse "bebe bom". Nós humanos, quando tomamos consciência de nossa função neste mundo durante um pequeno lapso de tempo (comparado ao tempo da humanidade), procuramos criar processos cada vez mais eficientes, para que nos sobre mais tempo (um bem escasso para cada um de nós) para que busquemos mais aperfeiçoamentos para os processos que desenvolvemos. Para isso, fazemos experiências em busca de novas descobertas, não criamos nada, apenas recombinamos, organizamos o que já existe disponível.
meta cognitivo
- Metacognitivo é o conhecimento que uma pessoa tem sobre seus próprios processos cognitivos, ou seja, sobre sua mente e suas características psicológicas. A metacognição permite que a pessoa monitore, regule e avalie suas atividades cognitivas.
- A metacognição envolve habilidades de regulação cognitiva, como: Planejamento, Monitoramento, Avaliação de pensamentos e ações.
- A metacognição pode ser importante para a aprendizagem e para a saúde mental. Por exemplo, em sala de aula, a metacognição pode ajudar os alunos a criar um modelo de resolução de uma questão, a partir dos dados e dos conhecimentos prévios.
- A metacognição também pode ser importante para a saúde mental, pois ajuda a compreender os próprios processos cognitivos e a desenvolver a capacidade de acertar no que se propõe a fazer.
[Fonte não consultável] Inteligência Artificial Generativa acoplada ao Google Search