Segundo fontes 1 e 2 consultadas, a escala G, nível 5, indica tempestade geomagnética extrema como o próprio título da publicação evidencia. A expectativa de ocorrência de tempestades desta magnitude é de quatro vezes por ciclo solar, cujo período é de cerca de 11 anos. Alguns efeitos esperados são (tradução por Google Translator):
- Sistemas de energia: Podem ocorrer problemas generalizados de controle de tensão e problemas no sistema de proteção; alguns sistemas de rede podem sofrer colapso total ou apagões. Os transformadores podem sofrer danos.
- Operações de espaçonaves: podem sofrer extensa carga de superfície, problemas de orientação, uplink/downlink e rastreamento de satélites.
- Outros sistemas: As correntes dos dutos podem atingir centenas de amperes, a propagação de rádio HF (alta frequência) pode ser impossível em muitas áreas por um ou dois dias, a navegação por satélite pode ficar degradada por dias, a navegação por rádio de baixa frequência pode ficar inativa por horas e a aurora foi vista tão baixa quanto a Flórida e o sul do Texas (normalmente 40° de latitude geomagnética).
Fonte: SWPC (Space Weather Prediction Center) - NOAA (National Oceanic and Atmospherc Administration)
A descrição detalhada dos diferentes níveis da escala G (Geomagnetic Storms) bem com outras escalas relacionadas, S (Solar Radiation Storms) e R (Radio Blackouts), podem ser consultadas no website do SWPC. Tais escalas são utilizadas para classificar os indicadores atualizados e publicados em https://www.swpc.noaa.gov.
Alguns dos efeitos observados
Além das auroras boreais e austrais avistadas no céu em diferentes partes do globo, alguns portais também noticiaram relatos específicos de agricultores dos quais sistemas de pilotagem de suas máquinas agrícolas automáticas foram momentaneamente afetados. Com a indisponibilidade momentânea de sinais dos sistemas de satélites de posicionamento, estas máquinas podem parar de funcionar por segurança.
The New York Times: Solar Storm Crashes GPS Systems Used by Some Farmers, Stalling Planting
CBS News: Solar storms cause GPS in tractors to temporarily break during height of planting season
Rural Radio: Biggest solar storm in decades causes disturbances to GPS, RTK networks in tractors
entre outros portais relacionados a sistemas de agricultura de precisão.