Em vez de tirar pontos da sua postagem, pensei ser melhor comentar, pois às vezes escrevemos algo em um momento em que a razão e a emoção estão em confronto.
Mas, afinal, o que é esse tal de Clean Code que não gostam, davidsousa?
Muitos desenvolvedores solo pensam que não precisam seguir nenhuma prática comum porque não estão trabalhando com mais ninguém. Mas na realidade, você está. Você está trabalhando com outras 2 pessoas. Você do passado e você do futuro. (by r/gamedev)
Faz certo sentido o que esse comentário acima afirma. Acho que durante a vida, todos passam por momentos que querem se sentir donos de suas regras, ou seja, praticamente tentam viver numa ilha com suas próprias leis. Daí, quando notamos que não dá para viver desta maneira, pois vivemos em "comunidade", procuramos grupos cujos costumes e leis interfiram o menos possível na nossa vida.
Acredito que, em virtude da rotatividade nas empresas, estabelecer procedimentos e padrões claros permite que todos "falem a mesma língua", desde novatos que vão enfrentar o código já escrito a seniores que os mantém. Não vão se preocupar ter que lidar com estilos personalizados que quebram uma estrutura aceita por uma maioria. A finalidade é de facilitar a manutenção. Padrões agilizam inclusive o entendimento de um código. Escrevo isso pois já lidei com códigos com "padrões próprios" em que o desenvolvedor achava ter a liberdade de usar palavras inapropriadas dentro do código. Seria reprovável uma instituição de renome publicar tais códigos, por exemplo.
"Don't comment bad code — rewrite it." - Brian W. Kernighan & P. J. Plauger
Ainda fico na dúvida quais são os aspectos indesejados do Clean Code. Será que seria algo semelhante que seguir as Normas NBR/ISO para escrita de relatórios?
PS: Acho que todos aqui já são garot[ao]s de programa[cao] 8-).