Criando Alias para personalizar comandos no linux
Em uma coisa que temos que concordar, que o terminal do linux não é para qualquer um.
Imagine ter que digitar no terminal sudo apt install pacote xxx
para quem conhece já o mundo linux isso é a coisa mais simples, mas para quem é um usuário que acabou de sair do Windows, pode parecer isso...
O terminal do Linux existe para facilitar as coisas para o usuário.
Algo muito útil pro nosso dia-a-dia, são os Aliases do sistema. Pequenos “apelidos” que, corretamente configurados, nos ajudam na hora de digitar comandos enormes ou abreviar comandos que geralmente digitamos.
Configurando Aliases
Primeiramente criamos um arquivo no diretório Home, para isso usarei o Vim e se você está lendo isso eu consegui sair dele, mas fique a vontade a utilizar seu editor de texto que preferir.
Com o editor aberto, vamos em salvar como escolhemos o diretório Home e o nome do arquivo como .bash
ou .zshrc
o ponto na frente do arquivo é muito importante, pois assim ele ficara oculto, então para exibir o arquivo é só apertar Ctrl+h e o sistema exibira todos os arquivos ".ocultos", aperte novamente e os arquivos voltaram a ser ocultos.
Sintaxe
Com o arquivo ainda aberto, podemos criar as nossas aliases, seguindo sempre a sintaxe:
alias novocomando=’comando normal do sistema
Ficando algo assim:
alias atualizar=’sudo apt-get upgrade’
Assim criando o apelido atualizar para chamar o comando sudo apt-get upgrade. Após a configuração do aliases, você pode atualizar o sistema com um simples atualizar no terminal.
O apelido dado a um comando fica a critério do próprio usuário. Apenas tenha o cuidado de não dar apelidos que sejam comandos existentes no bash.