Executando verificação de segurança...
3

Dúvidas sobre Micro SaaS - Ajude o o amigo que gostaria de ter algum

Ando vendo muito se falar sobre Micro SaaS e com isso surgiu algumas dúvidas

Tenho me interessado muito sobre o tema e queria também lançar algum micro SaaS e tenho várias ideias, porém ainda não tirei nenhuma do papel, por ficar em dúvida com os seguintes tópicos.

Qual o escopo de um Micro Saas ?

  • Tem um numéro de funcionalidades limite?
  • Qual é a fronteira do Micro Saas e um SaaS?

Como encontrar um nicho ?

No meu dia a dia vejo poucas possibilidades de rentabilizar a solução para criar algo, como encontram solução parar criar uma automação disso?

  • Vocês perguntam deliberadamente para as pessoas?
  • Como encontrar nichos?

Aceito todas as dicas que puderem

  • Me passem suas referências de como estar atento para criar soluções;
  • Como validar ?
  • Qual preço cobrar?
  • O que de fato devo me procupar?

Ficaria muito satisfeito se isso virasse uma discussão bacana para todos que queiram ajuda e a todos que possam se beneficiar.

Carregando publicação patrocinada...
2

Vou responder algumas perguntas

Tem um numéro de funcionalidades limite?
R: Sempre comece com poucas. 1 seria ideal,
a ideia do micro Saas é ser realmente micro, uma ou 2 funções no começo.
Muito começam sem função nenhuma apenas com algo pra por email.

Qual é a fronteira do Micro Saas e um SaaS?
R: Micro-SaaS é um pequeno empreendimento de software, autofinanciado, administrado por um ou dois desenvolvedores e que atende a uma necessidade específica.

No Brasil a principal referencia é o Bruno
https://microsaas.substack.com/p/o-que-e-micro-saas-e-a-comunidade

OBS: Não se apegue a ideias, de 100, 1 vai dar certo.
Não faça coisas grandes demais com tecnologias demais.
Comece simples, se for algo como site, um arquivo único no sevidor
cuspindo HTML já é suficiente!

Este artigo dentro do tabnews é bem legal de ler
https://www.tabnews.com.br/joseaugusto/como-um-artigo-no-tabnews-mudou-minha-forma-de-pensar

OBS leia o artigo que ele referencia!

2
1

muiiiito obrigado Uriel, vou dar uma olhada, tenho visto alguns vídeos do Bruno.
vou ler o artigo que mandou, muito obrigado pelas dicas.

vou salvar todas.

1

A melhor forma de encontrar um nicho é durante o próprio desenvolvimento de algum projeto seu. Encontre um problema no seu desenvolvimento que poderia ser resolvido com um Saas.

Vou te dar um exemplo: tenho um sistema que precisa de um banco de dados de cidades atualizado, e uma busca do tipo fulltext inteligente, algo como elasticsearch. hoje eu implemento isso por minha conta, toma muito trabalho manter o elasticsearch, consome memoria demais, para estar ocioso boa parte do tempo.

iso eventualmente poderia virar um microsaas, pego essa estrutura ociosa e vendo para quem precisar também de uma base atualizada e busca. o codigo já está pronto, porque não fazer?

1
1

No meu caso, cidade, estado, província (alguns paises) e país. de todo o mundo, além de informação sobre o tipo de cidade (capital, etc).

1

Vou tentar responder a 2 - Como encontrar o nicho?

Imagino que você seja dev também, correto? Pq é comum a gente ficar preso na bolha tech e não enxergar produto como produto e pessoas como parte de processos em outros setores.
Por isso, uma forma simples é começar a olhar ao redor, conversar com o marketing da sua empresa, ouvir as dores, falar com o pessoal de vendas, entender o processo e o produto que ofertam na ponta, etc
Tenho certeza que só com esse exercício é possível encontrar muitas soluções que podem ser envelopadas em um futuro produto.

O que não funciona: Tirar algo da cabeça porque é um assunto que você gosta e imaginar que existe demanda real para aquilo, como por exemplo, essa enxurrada de micro SaaS com I.A, onde a maioria não tem necessidade de existir, mas como está no hype muitos devs ficam eufóricos para usar de qualquer jeito.

1

Siim, sou Dev.
é muito isso, parece que estou cego para as oportunidades.

não gostaria de fazer algo com IA agora, só gostaria de resolver algum problema real e monetizar sobre, sem qu eu gaste muito tempo mantendo, no meu dia a dia.

1

Entendi. Mas quando você diz sobre monetizar sem gastar muito do seu tempo, eu acho mais complicado de acontecer, a não ser que vc queira só manter como um hobby.

O motivo é que independente do nicho, vc vai ter concorrentes dedicando full time para melhorar o produto deles e consequentemente vai acabar sendo engolido por eles.

Te digo por experiência própria que a parte de desenvolvimento é o menor gargalo depois que o produto for finalizado, pois a energia gasta em gestão de redes, estratégico, marketing e financeiro será muito maior.
E isso tudo é necessário já na fase embrionária do seu MVP, a não ser que vc já tenha uma audiência orgânica significativa ou outros canais de distribuição se for B2B.

1

Siim tenho noção que demanda tempo, mas queria ter como um side project e que eu consiga monetizar e ao menos inicialmente não me dedicar full time, mas caso seja rentavalmente eu me dedique, de pouco a pouco aprendendo as coisas que tenho gap.

mas muito obrigado pela dica, de me atentar as outras skills que vou precisar, gostei bastante.

conte mais sobre sua experiência, gostaria bastante de conhecer seu case, sobre o que era seu software? o que mais teve de dedicar para ele tracionar?

1
1

Fala meu amigo!

Cara, que massa ver um tópico aqui sobre Micro-SaaS haha .. me deixa animado!

Da uma olhada nesse sumário que tem bastante artigo: microsaas.com.br

Eu também escrevi um ebook com meu amigo Tiago Costa sobre como validar um Micro-SaaS e lançar seu projeto.
ebook.microsaas.com.br/como-validar-microsaas

Qualquer dúvida da um salve na comunidade e te ajudo :D

1

Opa,
vou dar uma olhada, tenho acompanhado alguns videos seus, vou dar uma lida nas informações que mandou, vou dar essa estudada, breve irei entrar em contato sim, já tenho em mente uma ideia, vou me dedicar a fazer uma pesquisa sobre viabilidade da ideia.

1

Olha, eu acho que essa parada de Build in públic, não passa do bom e velho "empreendedorismo de palco". O cara trabalha não pelo software ou pela solução de problemas e sim para construir a audiência dele. E o que dá dinheiro num primeiro momento é a audiência dele e não o software que ele faz, ou o problema que ele resolve.