No meu caso, estou justamente fazendo uma graduação com todo aquele feijão com arroz tão valorizado, mas que, para mim, não vi nada de extraordinário. É um conteúdo que pode ser aprendido a qualquer tempo e por meios até mais eficientes. Quanto às contratações, o mercado valoriza mesmo é o dinheiro, e também comete erros – empresas quebram, essas coisas.
O problema da parte teórica que as faculdades ensinam (ou deveriam ensinar), é que muitos dos benefícios são indiretos e só se percebem no longo prazo.
Várias coisas eu só fui perceber a importância muitos anos depois. Coisas que na época eu não achava tão úteis.
E discordo que todo esse conteúdo pode ser facilmente aprendido em outros lugares. Algumas coisas sim, mas tem muita coisa que esses cursos famosinhos da internet costumam ignorar, ainda estou pra ver um que realmente foca nos fundamentos da mesma forma que a faculdade fazia. Muitos só ensinam receitas de bolo do framework da moda.
Então se vc não viu importância, talvez seja porque é um desses casos que mencionei, que só se percebe no longo prazo. Ou então (sempre existe a possibilidade, e sem mais informações, assumo que será um chute grosseiro, com grande chance de falar besteira) a faculdade que não é tão boa assim...