O que eu escrevi acima pode parecer complexo, mas, na verdade, se aplica a qualquer projeto. Para demonstrar, veja este passo a passo:
Identifique um problema real que seu conhecimento relsove: pesquise em grupos, comentários em vídeos do YouTube, blogs e outros locais onde as pessoas falam das suas dificuldades e desejos.
Defina o público: descubra quem enfrenta esse mesmo problema, analisando características básicas, comportamentos, dúvidas etc.
Comunique-se: responda os comentários que encontrou e tente obter mais detalhes. Em seguida, inicie uma conversa aberta, dizendo algo como: “Estou pensando em resolver tal problema. O que vocês acham?”.
Preço: avalie os custos e decida se seu projeto será gratuito ou se terá algum valor, ainda que simbólico.
Para projetos pequenos, você pode realizar o processo em apenas um dia ou dois e, em seguida, começar a codar. O ponto aqui é compreender que as pessoas não querem dedicar tempo com algo que elas não tem interesse. Por isso, a melhor forma de motivar alguém a fazer algo é, antes de tudo, entender o que elas querem.