Executando verificação de segurança...
2

Pela minha experiência (20 anos de carreira) a linguagem está ligada diretamente ao nicho que deseja atuar, se pretende adentrar grandes empresas do mercado não há dúvida que o foco deve ser Java ou .Net. Se quer atuar em startups o foco já muda para JavaScript (NodeJS), Go. Se for ciência de dados Python. Mas como um colega já disse as tecnologias veem e vão, Ruby On Rails já foi a preferida das startups, hoje já não ouço tanto a respeito. Eu já atuei com Delphi, Java, NojeJS, PHP, Python, Groovy, Ruby On Rails, no momento as inovações trabalho em NodeJS e as manutenções são em Java. Java é complexo de aprender e muitos estão evitando ela ultimamente, por conta disso cada vez mais temos menos profissionais na área, o que torna o mercado bom, pois os legados não vão desaparecer nas próximas décadas. Temos dificuldade em encontrar bons profissionais de Java no mercado, mas para atuar neste mercado desprovido de profissionais tem que aprender o java corporativo que é o clássico JEE com JSF e APIs SOAP e REST. Uma startup geralmente vai querer coisas mais novas, como rodar uma aplicação em um container onde a cobrança é por hora de GB de RAM e tempo de CPU, então vão evitar Java e preferir Go para aplicações nativas ou NodeJS ou outra linguagem de bootstrap rápido e leve para economizar na nuvem.

Carregando publicação patrocinada...
1

pelo que eu percebi em relação a vagas para Java, sim existem muitas (pelo menos no linkedin). Porém, somente para pleno ou sênior. Não tem para júnior.

Ai entra aquela questão, por exemplo eu, já fui promovido a dev pleno, trabalho com js/ts e um pouco de PHP. Nunca trabalhei com Java, se eu for procurar vaga pra Java, entro como pleno?

Acredito que não, porque a maioria das vagas que pedem de pleno ou sênior, já exigem no mínimo 3 anos de experiência com Java em si!

acredito que seja muito relativo!

E sim hà uma falta de programadores em Java, não só pelo fato da linguagem ser mais verbosa, mas sim pela falta de oportunidades para quem está começando nela.

Todo pleno ou sênior, foi junior um dia... mas como em Java não querem juniors, cada vez mais vagas e menos pessoas...

0