Executando verificação de segurança...
4

O halving do Bitcoin representa uma visão ousada para 2024

A cada quatro anos, a emissão de bitcoins cai pela metade

Os ativos digitais estão no meio de um profundo mercado de baixa, desde o terceiro trimestre, e o valor do bitcoin caiu vertiginosamente desde novembro de 2021, o máximo histórico.

O blockchain e o mundo dos ativos digitais neste momento estão focados diretamente na fusão do Ethereum. Mas essa atualização de software há muito esperada para o segundo maior ativo digital do mundo pode ser rapidamente ofuscada por outro evento que está por vir: o próximo halving do bitcoin, em abril de 2024.

Uma vez a cada quatro anos, a emissão de novos bitcoins no mercado é reduzida pela metade. Tem sido assim desde que a criptomoeda foi apresentada ao público em 2008, e continuará até que o hard cap de 21 milhões de bitcoins totais seja atingido, por volta de 2140.

Por que existem halvings de bitcoin?

Certamente há muito o que admirar sobre a estrutura deflacionária codificada do bitcoin.

Mais de 91% da oferta total de bitcoin já foi lançada no mercado. Estima-se que até 2030, 98% da oferta máxima de bitcoin terá sido criada.

Os halvings são um elemento central do protocolo de software do bitcoin, e o processo de cortar recompensas de bloco pela metade – reduzindo assim gradualmente a emissão de novos BTC no mercado – é uma maneira genial de controlar a inflação programaticamente.

Gráfico 1: Ciclo de redução pela metade do Bitcoin

Esse elemento simples da estrutura monetária do bitcoin desmente sua elegância. E atua como um contraponto narrativo chave para a inflação desenfreada que está abrindo caminho em todas as grandes economias hoje.

Hoje, a taxa de inflação do bitcoin está em 1,78%. Após o próximo halving, em abril de 2024, essa taxa de inflação cairá para 1,1%. Até o momento, essa escassez cada vez maior coincidiu com grandes aumentos no valor do ativo digital número um.

A história dos halvings do bitcoin

Toda vez que os mineradores processam com sucesso 210.000 blocos, há um halving do bitcoin. Isso ocorre aproximadamente uma vez a cada quatro anos.

Dizemos 'aproximadamente', porque os blockchains tendem a funcionar de acordo com seu próprio cronograma interno. Os eventos são programados não de acordo com as datas do calendário tradicional, mas sim pela altura do bloco.

Em blockchains, a altura do bloco é simplesmente o número de blocos que foram adicionados com sucesso à cadeia e pode ser usado para referenciar um ponto no tempo no histórico de um blockchain.

O Bitcoin foi lançado publicamente em janeiro de 2009. Naquela época, o incentivo dado aos mineradores para apoiar o blockchain e verificar o status do livro on-line era de 50 BTC.

O primeiro halving do bitcoin ocorreu quando 210.000 blocos foram minerados com sucesso, em 28 de novembro de 2012. O primeiro halving reduziu a recompensa em bloco do bitcoin de 50 para 25 BTC por bloco.

Nos quatro anos que se seguiram, o preço de cada unidade do agora escasso suprimento de bitcoin subiu 10.400%, de US 4 para US 420.

Gráfico 2: Ter Bitcoin: maior escassez, menor inflação

Fonte: TradingView

Outros 210.000 blocos depois, em 9 de julho de 2016, ocorreu o segundo halving do bitcoin. As recompensas de bloco foram cortadas pela metade de 25 BTC para 12,5 BTC. Entre 2016 e 2020, o valor de um BTC saltou 1.590%, de US 420 para US 7.100.

Pode-se argumentar que o modelo de oferta previsível do bitcoin o torna um investimento mais racional do que reservas alternativas de valor como o ouro. Embora o ouro contenha muitas das propriedades encontradas no bitcoin, como durabilidade, fungibilidade e, até certo ponto, portabilidade; restam dúvidas sobre sua verdadeira escassez. Descobertas recentes, notadamente 31 milhões de toneladas de minério de ouro em Uganda em junho de 2022, demonstram apropriadamente que a Terra pode ter muito mais reservas do que os cientistas naturais tradicionalmente estimam.

O ouro também não foi um hedge de inflação particularmente eficaz: no período mais inflacionário em mais de 40 anos na maioria das economias ocidentais: entre março e setembro de 2022, o metal precioso perdeu 15% de seu valor.

Gráfico 3: O cronograma de negociação do bitcoin

Fonte: Grupo ETC

Relâmpago cai duas vezes

Os casos de uso do Bitcoin, de reserva de valor para moeda transfronteiriça, mudaram nos últimos anos, à medida que os críticos passaram a avaliar que é um trabalho verdadeiramente inovador da ciência da computação, comparável aos protocolos que sustentam a internet moderna.

Lembre-se do título do whitepaper do bitcoin: Um sistema de caixa eletrônico ponto a ponto.

Desconsiderar o bitcoin como meros bens Veblen – aqueles itens luxuosos, escassos e com símbolo de status, cuja demanda aumenta conforme o preço aumenta – é ignorar outro elemento-chave da utilidade do bitcoin: como uma forma de enviar valor pela internet quase instantaneamente. Além de seu estoque de credenciais de valor, o custo para realmente usar a rede bitcoin é o mais baixo desde 2020.

Tal crítica também ignora convenientemente uma das principais propriedades do bitcoin: a divisibilidade. Ao contrário das moedas nacionais, o bitcoin é divisível até oito casas decimais e pode ser dividido em unidades tão pequenas quanto 0,00000001 BTC, o que o torna perfeito para micropagamentos online.

E assim como o ethereum tem suas próprias soluções de escalonamento de camada 2, como polígono e otimismo, que melhoram o rendimento da transação e reduzem as taxas de transação, também o bitcoin tem sua própria segunda camada tecnológica.

Esta é a Lightning Network, que fica acima da camada básica do bitcoin e expande drasticamente sua capacidade de pagamentos. O serviço extrai o processamento de transações com uso intensivo de computação do blockchain principal do bitcoin, reduzindo drasticamente as taxas para uma mera fração de um centavo.

Gráfico 4: A capacidade da Lightning Netwrok se aproxima de 5.000 BTC

Fonte: Bitcoinvisuals

Ainda há muito trabalho a fazer. Mesmo que a capacidade da Lightning Network esteja crescendo rapidamente, com quase 5.000 BTC, ela permanece uma fração do total de 19 milhões de BTC existentes atualmente.

Mas o financiamento está começando a inundar essa área. Em maio de 2022, a16z, os maiores financiadores de capital de risco no espaço blockchain, adicionaram US$ 175 milhões em financiamento da Série A à Lightspark, empresa de desenvolvimento fundada por David Marcus. Os investidores podem reconhecer Marcus como o co-criador do agora arquivado projeto Diem da Meta.

Há mais valor agregado na utilidade do bitcoin que ainda não foi explorado em todo o seu potencial. E o Bitcoin não é um simples ativo estático: é uma camada de tecnologia fundamental sobre a qual muitos novos aplicativos podem ser construídos.

Portanto, embora o mundo pareça muito diferente em abril de 2024, o próximo halving do bitcoin chegará. Quem estaria disposto a apostar contra o seu sucesso?

Tom Rodgers é chefe de pesquisa do ETC Group

Carregando publicação patrocinada...
1

Que post absurdo!
Muito explicativo para quem é entusiasta do btc.

Creio que o novo halving será o inicio do novo ciclo de alta, como foram os anteriores.

Parabens pelo conteudo

1

Interessante encontrar esse tipo de conteúdo aqui, as ideias estão bem claras.

O Autor do livro 'Bitcoin Standard' disse a mesma coisa:

o bitcoin (token, B minúsculo) aparentava seguir o mercado de ações e atualizações conforme bilionários incentivavam a compra ou venda da moeda, no entanto, conforme os anos se passaram, o valor - em moedas fiat - ficam desconexos dos acontecimentos e incentivos globais e cada vez mais conexos com os halvings do bitcoin.