Fatores que influenciam o futuro das criptomoedas
À medida que essas moedas digitais cada vez mais populares encontram seu caminho para o sistema financeiro convencional, um mundo sem criptomoedas está rapidamente se tornando uma impossibilidade. Talvez o futuro da criptomoeda pareça brilhar com todas as vidas que se apegam a ela.
Muitas pessoas veem as criptos como bolhas especulativas e perigosas devido ao seu sucesso sem precedentes, com um valor de mercado de US$ 2,24 trilhões em apenas 12 anos. Outros acreditam honestamente que isso substituirá as moedas fiduciárias nos próximos anos, interromperá os sistemas financeiros contemporâneos e revolucionará a forma como interagimos com o dinheiro. Além disso, os analistas preveem que o futuro do mercado de criptomoedas pode triplicar até 2030.
O crescimento e os avanços da criptomoeda têm sido mais rápidos do que nunca, mas o futuro permanece um pouco confuso. Além disso, a pandemia devastadora atraiu seres humanos para experimentar essa tecnologia em desenvolvimento, provando que seu futuro poderia ser brilhante.
Fatores que influenciam o futuro da criptomoeda
Blockchains alternativos
Os principais problemas com a negociação de criptomoedas, particularmente bitcoin, são altas taxas de transação e longos tempos de processamento. No entanto, muito mais blockchains inovadores se desenvolveram nos últimos anos, prometendo transações de criptomoeda mais rápidas, baratas e seguras. A blockchain Ethereum criou um ecossistema para a revolução defi e os NFTs florescerem. Seguindo essa camada 2, as soluções reduzem muito as taxas e o tempo de transação.
Interesses do Governo e Regulamentações sobre Criptomoedas
Governos de todo o mundo estão procurando métodos para proteger os investidores em criptomoedas e, ao mesmo tempo, desencorajar os fraudadores. Atividades de criptomoedas exageradas, como emissão de stablecoin, tributação de cripto e veículos de investimento em cripto seriam o foco da legislação.
Eles são incapazes de impactar diretamente as atividades profundas que ocorrem nas redes blockchain.
Adoção institucional mais ampla
Este ano, inúmeras organizações de vários setores se interessaram por criptomoedas e blockchain e, em alguns casos, investiram nelas. O mais vocal sobre seus investimentos é o Microstrategy de Michael Saylor, que possui o maior portfólio de bitcoins de todos, com 130.000 BTC.
ETFs de criptomoeda
Os fundos negociados em bolsa (ETFs) de criptomoedas são ativos digitais relativamente novos que visam facilitar o investimento em criptomoedas para investidores normais em ações. O primeiro ETF, o Bitcoin ETF (BITO ETF) foi aprovado pela Comissão de Valores Mobiliários e estreou na Bolsa de Valores de Nova York em outubro de 2021.
Depois disso, muitas empresas solicitaram ETFs criptográficos. Muitos, como o Bitcoin Loophole, estão trabalhando para desenvolver mais os ETFs, onde os ETFs armazenam criptomoedas em vez de apenas rastreá-los.
Investidores e comunidade cripto
Devido à falta de fé na depreciação das moedas fiduciárias, muitos investidores compram e mantêm criptomoedas como uma reserva de valor. Os entusiastas estão mais preocupados em alterar o sistema financeiro atual, removendo a autoridade central dos bancos e dando às pessoas controle total sobre suas finanças. Os desenvolvedores são motivados pela necessidade de progredir no futuro do dinheiro e pela inovação.
É importante lembrar que o Bitcoin decolou e cresceu nos ombros dos primeiros usuários. Seu compromisso inabalável e esforço árduo ajudaram a impulsionar uma tecnologia aparentemente sem valor para US 0,11 e depois para mais de US 60.000!
Conclusão
O mundo tornou-se cada vez mais virtual e os tokens digitais terão um papel fundamental. No entanto, há uma probabilidade muito pequena de que as criptomoedas substituam totalmente as moedas fiduciárias (digitais ou físicas). Em vez disso, o futuro da criptomoeda verá uma coexistência pacífica com moedas fiduciárias que permitiria que indivíduos e empresas usassem qualquer tipo de moeda de sua preferência por vários motivos.
Nossas decisões determinarão se uma única ou algumas criptomoedas se tornaram o meio de comércio global. Só o futuro poderá dizer!!