Executando verificação de segurança...
3

Meu primeiro emprego após sair da faculdade (DevOps)

Olá, espero que estejam todos bem!
Esse post, na verdade, era pra ser um comentário em outro post que falava sobre layoffs e demissão, mas como acabou ficando muito grande resolvi postar. Quando comecei a escrever tinha até um ponto pra chegar, mas no final acho que acabou sendo mais um desabafo 😄.


Esse ano eu me formei, la pra junho. No lugar que eu estava fazendo estágio dava pra ver que gostavam do meu trabalho e tal e queriam que eu continuasse, mas tinha um problema, eu fazia estagio na faculdade, então eu dependia da reitoria liberar vaga pra que eu pudesse trabalhar. Era só isso que precisava, me deram certeza que se liberassem a vaga eu entraria (até porque eu tava na infra e raramente entrava estagiário lá).

Deu que não deu certo e inclusive cortaram vaga de uma galera que já estava trabalhando, mas pensei que não seria difícil conseguir um emprego e eu estava totalmente errado.

Perdi as contas de quantas vagas me apliquei, e era bizarro em algumas ver que eu estava competindo com milhares de pessoas, dificilmente encontrava alguma que parecia decente com menos de 100 aplicações (como trabalhei com infra, tinha gostado e assim descobri o ramo do DevOps, então era o cargo que eu estava buscando, mas quanto mais eu abria o leque pra qualquer área e baixando o nível da vaga).

De todas as vagas aplicadas recebi exatas 2 respostas. A primeira foi bem no início, me chamaram pra entrevista, mas não passei, depois disso foram meses sem resposta nenhuma até receber mensagem no LinkedIn pela segunda empresa.

Fui chamado pra entrevista, depois passei por outras etapas como uma entrevista mais técnica. O que eles ofereciam também achei bom na época, benefícios como VA(R$1000) e plano de saúde, salário inicial de 2300 nos primeiros 3 meses depois subia pra 3400. Na época eu estava desesperado, então quando apareceu uma vaga dessas não teve como negar.

Aí vem a surpresa, era pra ter sido 3 meses de treinamento, que, na verdade durou 2 semanas, se resumindo em ver video na alura e udemy. Mas até aí tudo bem, quando eu começar vai ser fácil e depois vai dificuldade pra ir pegando o jeito certo? Errado!

Me jogaram numa equipe, total de 6 DevOps + Project Manager + Líder da equipe. No dia que cheguei já foi avisado que um dos DevOps iria sair da empresa e eu iria ficar no lugar dele, então acompanharia ele no trabalho até ele sair para que pudesse saber o que fazer depois. Não vou me aprofundar muito como era o trabalho, mas vou dizer que a empresa inteira de uns 100 funcionários, não tinha 1 sênior, se tinha algum pleno eu não conheci, era tudo de júniors, então não tinha ninguém acima pra dizer como fazer e o que não fazer. Um bando de júnior cuidando de ambientes inteiro de produção, atendendo demanda de cliente, praticamente júnior tendo que fazer trabalho de senior, mas com experiência nenhuma.

Com o tempo vi que tinha muita gente saindo, em vez de a empresa entrar na onda dos layoffs, estavam preocupados em contratar gente pra repor o que tava saindo. Meus colegas de time todos os dias no LinkedIn olhando vagas, logo fui fazer o mesmo.

Me apliquei pra uma vaga de DevOps pleno, eu no momento com 1 mês de experiência na área (fora o estágio), cheguei na entrevista, me perguntaram a experiência que eu tinha e o que eu teria que fazer, e o engraçado que era basicamente uns 30% do que eu tava fazendo como júnior, pra ganhar 4x mais. Resultado, gostaram de mim e me chamaram 1 semana depois. Eu estava trabalhando quando me ligaram e fizeram a proposta, aceitei na hora.

Aí chegou o momento de pedir as contas, pela primeira vez e em menos de 2 meses trabalhando. Eu poderia avisar e cumprir mais dias pra poder não sair tão no aperto (eu estava com torno de uns 8 mil em dívidas), mas avisei que sexta seria meu último dia. Foi burrice? Talvez, mas não quis ficar mais um dia la pra manter o psicológico.

Chegou o último dia, o RH me chamou pra uma "entrevista" pra falar sobre a minha saída e tal, o que eu acho da empresa, o porquê eu preferi trocar. Bom, falei tudo que queria falar antes de sair dali. E eu não fui o único, lembra que quando eu cheguei haviam mais 6 colegas no time? Bom, eu fui o terceiro a sair em 1 mês, o último saindo 5 dias antes.

E você acha que a gerência se tocou e quis aceitar que a empresa tinha problemas? Não! Quando cada um de nós avisou que recebeu uma proposta melhor, tentaram convencer a gente a ficar, quando dizíamos o quanto foi oferecido e os benefícios, diziam "Isso não existe! Isso é um salário astronômico", ninguém la saiu por menos de 7k CLT pra fazer um trabalho mais leve do que lá. E depois que a gente já estava fora da empresa diziam que onde estávamos entrando iria falir e estávamos fadados ao fracasso...

Eu duvido que algo mudou depois disso, conhecendo o lugar, deve ter piorado, senso de ética, por exemplo, era algo que não existia, o principal era enganar o cliente pra que ele tivesse que pagar mais horas. No final caía tudo na gente, os funcionários abaixo da piramide.

Carregando publicação patrocinada...
1

Tive uma experiência semelhante a sua.

Me contrataram como pleno. No começo realmente me enviavam demandas de pleno, mas a partir do momento que o sênior (que também era o gestor do projeto, sim, era uma bagunça) saiu, decidiram me colocar pra cuidar do projeto inteiro e nem sequer me promoveram. Estavam pagando como pleno (salário abaixo do mercado) e era pedido um trabalho de sênior/gestor.

Atualmente estou numa empresa que possui uma divisão correta de responsabilidades, ou seja, fui contratado como desenvolvedor backend pleno e exerço apenas o papel de desenvolvedor backend, nada a menos e nada a mais que isso. O salário está talvez na média ou um pouco acima da média.

Ah, e eu decidi continuar como pleno por ser algo mais tranquilo mesmo, já que na outra empresa sofri burnout e precisava de algo mais calmo. Pretendo continuar na empresa que estou atualmente e ser promovido pra senior por mérito.

1

Pelo menos parece que, no fim, você conseguiu se dar bem.

DevOps parece ser uma área boa pra cacete. Eu tenho experiência com Docker e Jenkins, e fiz algumas imersão/bootcamps. Eu tinha medo de Kubernetes, mas depois vi que não é um bicho de sete cabeças. Terraform é lindo. Agora a parte de monitoramento que eu ainda não peguei legal. Enfim. Eu até cogitei me focar pra essa área, mas quando fui saí do último emprego meu salário aumento em 60%. O sonho de DevOps esfriou agora rsrs

1

Essa parada de dificulade de encontrar uma vaga me quebra um pouco, n tenho nem 18 mas já morro de medo de não conseguir encontrar, mas mesmo sendo ruim pra vc, foi bom, primeiro emprego não da pra escolher muito, e por mais que tenha te afetado, te deu experiencia e aprendizado, tanto que saiu como pleno com 2 meses de serviço, juntando claro, com seu mérito

1

Sim o que me ajudou foi eu poder mostrar que já estou trabalhando. As empresas vêem o currículo de alguém recém formado que não tem uma experiência fora de estágio e não da uma chance. O que me ajudou mesmo foi só o fato de ter conseguido o primeiro emprego, porque honestamente não aprendi quase nada técnico lá, quase toda minha experiência veio do estágio que consegui aprender muita coisa.