Fazendo o oposto do que está fazendo. A última coisa que deveria fazer é programar por dinheiro. Na verdade, qualquer cosia é horrível. Isso é o que se chama prostituição. É um direito de todo mundo fazer, mas ninguém deveria pedir para sofrer para sempre. Ou gosta ou não gosta. Não é impossível passar a gostar depois de um tempo, mas costuma ser difícil. Se a pessoa não tem vocação, provavelmente será sempre assim. Eu não recomendo.
Ninguém nasceu sabendo programar, mas podem ter nascido ou crescido de uma forma que facilita aprender. Eu não sei como ou se é possível desenvolver vocação. Algumas pessoas dizem que sim, mas nunca achei alguém dizendo como pode fazer isso. E duvido que a maioria conseguiria, porque até para isso é preciso vocação. Esse negócio de "se esforce e tudo dará certo" é conversa mole. Algumas pessoas privilegiadas podem conseguir fazer isso, a maioria não consegue. Em muitos casos é o mesmo que falar que um cadeirante deve levantar e andar. O nível de ilusão é tão grande que chega ser cruel. Algumas pessoas podem conseguir, mas é preciso mais que incentivo. O cérebro é o órgão mais complicado e que mais difere e tem problemas em um ser humano.
Posso estar errado, mas pra mim, salvo alguém extremamente talentoso de forma muito geral, o sucesso só vem porque a pessoa gosta muito de fazer algo. E não basta só isso, ainda precisa de várias outras coisas. O que está perguntando é como parar de odiar uma pessoa e conviver com ela muito bem o tempo todo para o resto da vida e ter a vida mais maravilhosa possível. Impossível? Não, mas imagina a dificuldade...
Você pode aprender a programar, mas gostar disso e ser bom é algo que vai acontecendo com todas as atitudes certas, não é tão simples, e não sei se consegue até mesmo com ajuda profissional.
Eu acho, e só isso, que está procurando a infelicidade. Mas pode fazer se quer mesmo, pode seguir o que qualquer pessoa disser que deve fazer.
Faz sentido para você?
Espero ter ajudado.
Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente. Para saber quando, me segue nas suas plataformas preferidas. Quase não as uso, não terá infindas notificações (links aqui).