Trabalhei a vida inteira como programador desktop. Conquistei muitos clientes, ganhei um bocado de dinheiro... e cheguei na tão sonhada zona de conforto. Sentei e deixei o tempo passar.
Grande erro.
Por motivos óbvios precisei aprender programação web de qualquer maneira.
Mesmo assim, ainda demorei muito tempo protelando, empurrando com a barriga.
Tinha desculpa para tudo: falta de tempo, de recursos, dificuldade em entender o paradigma da programação web, efeito estufa, fenômenos El Ninho e La Ninha, preguiça e procrastinação... muita procrastinação.
Até que o tempo, meu amigo, cobrou a fatura.
Eu poderia até dizer que tinha ódio da programação web. Mas, como ter ódio de uma desconhecida?
Isso me deixava angustiado. Como é que meia duzia de tecnologias eram maiores que eu?
Então, antes tarde que nunca, tomei uma decisão: aprenderia de qualquer jeito.
E agi. E estou aprendendo ainda. Alguns projetos já estão em produção. E o melhor de tudo é aquela satisfação de ter passado por mais um obstáculo.
Então, se você não odeia aprender, não odeia descobrir novas possibilidades, aja. É uma questão de decisão. Apenas decida aprender.
Se depois que aprender, desenvolver duas duzias de projetos de aprendizagem e reforço, de ter conseguido concluir um pequeno projeto e colocá-lo em produção, receber um punhado de elogios dos usuários, se nesse momento, mesmo assim você não tiver gostado de ter passado por todo o processo...
...aprenda outra tecnologia. Vá programar apps para android ou iphone, entre na ciência de dados, em segurança de rede... ou decida sair da área de TI.
Mas tome uma decisão e siga.
Ficar parado, como eu fiquei muitos anos, vai fazer você se arrepender mais do que não fez e de onde poderia estar se tivesse feito, do que não ter gostado de aprender algo novo.