Deve-se adicionar complexidade apenas quando ela se fizer necessária. Não o contrário.
Com certeza. Mas um framework não adiciona complexidade, e sim produtividade. Caso contrário não existiriam tantos. Bom, é o que eu penso.
Frameworks fornecem mais funcionalidades do que o necessário para um projeto específico, introduzindo código extra que pode afetar desempenho e aumentar a complexidade do sistema.
Na maioria dos projetos o que o cliente quer e o que o dev tem que fazer e se preocupar com a produtividade, a nao ser que o projeto seja bem específico. Dito isso, frameworks adicionam produtividade e complexidade. Porém, a complexidade está encapsulada e isso nao trará prejuízos ou necessidade de mudanças em 90% dos projetos. O Dev deve se preocupar na maioria dos projetos com a produtividade, a nao ser que o projeto exija complexidade ou que o cliente deu tempo suficiente para que o desenvolvedor nao precise utilizar frameworks.
Programador de framework é antigo programador de Bubble, e agora de prompt.
Eu tenho 20 anos de carreira e paguei todos os meus boletos em dia (tirando semanas corridas) sem usar essas traquinagens.
Frameworks são apenas esquadros de soluções. Só isso. Tempo? Coloque na ponta do lápis os desafios de reestruturação que é preciso fazer, muitas vezes por desenvolvedores que não se colocaram à prova suficiente graças à economia de tempo no início da carreira.
Como você disse: "90% dos casos", "na maioria das vezes". Muito bem pontuado.