Excelente relato! É legal lembrar também que existe um modelo um pouco diferente de SaaS, o Micro-SaaS. Ao contrário do SaaS, que geralmente é uma plataforma que soluciona algumas ou várias dores com diversas features, o Micro-SaaS tenta resolver uma dor mais especifíca e geralmente é algo menor e mais nichado, geralmente necessitando de apenas uma pessoa para cuidar/desenvolver tudo, e que mesmo assim ainda pode gerar uma renda bem interessante!
gabsdotco, eu iria fazer algumas perguntas sobre o seu comentário, mas o artigo que sugeriu respondeu a todas elas, obrigado!
Eu estou beeeeem no começo da minha jornada com programação, porém essa foi uma ótima oportunidade que notei: atualmente, a maioria dos programas tentam resolver muitas coisas de uma vez só, ficando literalmente aquele painel de avião para o usuário que, frequentemente, mais atrapalha do que ajuda.
Eu, por exemplo, comecei a monitorar melhor minhas finanças há uns 2 anos. Utilizei uns 5 apps da Play Store, um deles até integrava diretamente com meu banco, mas simplesmente não consegui me adaptar. No final das contas, estou usando o bom e velho excel. Mas pretendo desenvolver um app sob medida (guarde essa palavra) em breve.
Outro caso: na lanchonete que faço freela, já tentaram utilizar sistemas de delivery, mas não conseguiram se adaptar também. Isso porque o sistema os "obrigava" a mudar vários padrões da casa, e acabou não dando muito certo.
Ainda outro caso: meu cabeleireiro nunca se adaptou com nenhum app justamente por ter aquele monte de coisa que ele nunca usaria. Mas me entristece o fato dele ainda ter que agendar todos os atendimentos num caderninho e ficar falando um por um que entra em contato com ele sobre os horários disponíveis. Uma agenda sob medida, com um único botão para enviar os horários disponíveis, seria o suficiente para ele e o ajudaria muito.
E se quiser dá pra continuar tranquilo: os lembretes da sessão que minha psicóloga envia manualmente a cada paciente, todos os dias, as reservas do apartamento da minha tia na praia, o sistema do dono da academia que frequento...enfim! São tantas portas!
Então acho que o movimento que deve ser formentado é esse: criar aplicações sob medida para os usuários. Por outro lado, fico me perguntando, apenas, como isso seria escalável. Mas não descarto como uma via muito rentável de negócios.
edit: aliás, uma das minhas primeiras perguntas que iria fazer em cima do seu comentário seria quantos usuários possivelmente deveriam usar a aplicação para ela ser considerada "nichada"; mas o artigo respondeu (algumas centenas ou até mesmo milhares). Será que algumas dezenas, ou até mesmo unidades (uahsuahsuah), também se aplica? A ideia é justamente lateralizar o uso de diversas soluções simplistas (mas sob medida) e lucrar na personalização + rápida implementação + fidelidade + baixíssima manutenção/suporte!
Tô sendo muito lunático será? kkkkk
Mano, isso que tu está falando sobre app sob medida é extremamente importante. Comecei um curso novo e o cara é bem jovem e costuma trabalhar com tecnologias mais recentes. E ele SEMPRE diz que a aplicação tem que ser o que o cliente precisa, e não o que o dev acha que tem que ter.
Ele sempre fala que metade do desenvolvimento é a conversa com o cliente mesmo que seja online, e os outros 50% é o desenvolvimento + testes + deploy + suporte.
Se precisar de ajuda com algo relacionado ao front end, usando react e react-navite (e um pouquinho de node.js para uma API) não exite em me chamar. Atualmente estou desenvolvendo um app para uma oficina mecânica, onde o cliente pode entrar e acompanha o status do seu veículo, ver promções sobre troca de óleo, manutenção preventiva no geral e etc. Pois o dev que fez o sistema de clientes não integrou o banco de dados de forma alguma, e o dono da oficina falou que a única coisa que ele queria é poder mandar uma notificação para os clientes sobre as promos, ao invés de ele ter que abrir o cadastro de um por um e copiar e colar uma mensagem no whatsapp (coisa que um simples bot faria).
Birgiman, sei que fazem 3 meses, mas eu acabei vendo seu comentário só agora, e por acidente, pois uma pessoa numa comunidade que participo compartilhou a postagem original, eu vim ver do que se tratava, vi que tinha comentado e vi seu comentário. me desculpa meu amigo, provavelmente eu abri a notificação da sua resposta (não costumo deixar passar nada), fiquei de ver mais tarde e acabei esquecendo 🥲
Obrigado pelas dicas e também por se oferecer! Estou desenvolvendo no momento um aplicativo mais simples, de geração de propostas, no Bubble mesmo. Mas salvarei seu contato aqui caso precise no futuro!
Que bacana seu projeto com a mecanica. Como está indo atualmente?
Resolvi pausar o projeto da oficina, pois como estava fazendo sem compromisso para um amigo nao é prioridade. Descobri que é melhor a gente trabalhar e estudar ao inves de ficar se atolando de tarefas e acabar nao fazendo nada direito hahaha.
O projeto da aula tem 101 aulas e estou a recém na 16, sendo que inclusive saiu o módulo de React Native novinho, que pretendo fazer tbm.
Minha prioridade de atividades atualmente é me trabalho que me sustenta, o curso de programação e por último minha pagina de portifolio que pretendo desenvolver quando acabar as aulas.
Que massa, mano! Parabéns, continue firme na sua trajetória.