Acho que o fato de não poder compilar e simplismente rodar o meu programa no computador, porque com o node por exemplo, mesmo tendo algumas funções, você fica limitado a web, que não é o caso do Java, onde eu posso ter aplicações em vários lugares, inclusive em objetos e periféricos fisicos, acho que esse é o meu caso, não sei o das outras pessoas, mais o fato das inúmeras opções que são possíveis com o Java me fizeram repensar a minha escolha de linguagem.
Como assim cara? Se tais falando de Node.js, ele literalmente é feito para criar Backend e rodar em diversos dispositivos.
E não fica limitado só a Web com Node, você pode criar ferramentas de terminal e também Backend para aplicações Mobile ou qualquer outra plataforma que necessite consumir uma API.
E relacionado a periféricos, imagino que esteja falado de IOT, e para isso é mais aconselhado tecnologias de baixo nível como C.
Sem querer ofender, mas me parece ter uma falta de conhecimento mais avançado teu sobre as tecnologias.
Mas de todo jeito, Java é uma ótima opção, o PIX mesmo foi feito com ele, o que pode mostrar que até para projetos recentes ele sai bem. Porém, vai depender sempre do contexto e da aplicação. Geralmente quem coda em Java é porque tem na empresa maioria de Devs que conhecem essa linguagem.
Porém, em muitas Startups vai ter tecnologias mais dinâmicas, como Go, Python, Kotlin e o Node.js
Cara, que viagem. Discord, Visual Studio Code, WhatsApp e tantos outros, dê uma olhada em que tecnologia esses softwares são feitos. Você não sabe o que está falando.