Executando verificação de segurança...
4

🛑[ AJUDA ] Como usar um projeto como portifólio garantindo que ninguém ira copiar a minha ideia?

Como eu poderia usar um projeto como portifólio e ainda assim manté-lo seguro?

Eu sou programador backend, atualmente estou programando em Java, mas ainda não tive o meu primeiro sim, então eu comecei a criar projetos para o meu portifólio para aumentar as minhas chances e mostrar o que eu sou capaz de fazer.

Acontece que tive uma ideia muito boa, estou criando uma rede social, e esta indo muito bem, o fato é que vi potencial de mercado no projeto e estou com receio de deixá-lo publico e alguem simplismente copiar o código ou a ideia, mas este projeto é muito bom, esta num nível diferente de tudo que já fiz, e seria o projeto perfeito para apresentar em uma entrevista. Então vem a grande questão:

Existe algum jeito de deixar o projeto publico no GitHub para que os recrutadores vejam e ao mesmo tempo proteger o meu trabalho de uma possível cópia?

desde já agradeço o conhecimento de vocês!

Carregando publicação patrocinada...
5

Ideias são livres, é impossível proibir o uso de ideias.

A maioria das ideias outros tiveram antes. E muitas delas não são boas, só quem teve pe que acha.

A execucação da ideia pode ter algum valor. Se isso é um segredo então não pode ser usado em um portfólio. Escolha qual dos dois vai querer.

Você pode até ter um registro público que não pode falsicar a data que foi postado para poder provar judicialmente que alguém copiou de você. Mas tem que provar outras coisas, como o copiador ter tido acesso àquilo e outros pontos que indicam que não foi só coincidência, ou seja, tem que ter indícios da cópia de forma visível. Mas reforço, não vale para a ideia.

Faz sentido para você?

Espero ter ajudado.


Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente. Para saber quando, me segue nas suas plataformas preferidas. Quase não as uso, não terá infindas notificações (links aqui).

3

Você parece estar cometendo um erro muito comum no meio do empreendedorismo que é ter medo de contar sua ideia para não roubarem. CONTE! Você vai receber feedback e melhorar sua ideia, possivelmente vai conhecer pessoas interessadas a participar do projeto. É muito mais provavel alguem querer colaborar com o projeto do que alguem querer roubar seu código. Se a sua ideia for tao boa a ponto de quererem roubar, vão copiar assim que você lançar mesmo que você nao tenha codigo aberto. A não ser qur você tenha feito algum algoritmo sinistro dificil de fazer engenharia reversa, esse seu medo é irracional. Se voce tiver feito um puta algoritmo, esconde só essa parte do código.

3

Se voce acredita que seu projeto tem potencial de mercado, crie um mvp e suba uma versão beta em produção, cobre um valor baixo para testar se as pessoas estão dispostas a pagar por isso.

Voce só vai descobrir o potencial de seu projeto abrindo ele ao público, se surgir alguém com mais dinheiro que você que tambem enxerga potencial, não adianta, eles vão copiar.

Isso é inevitável.

Iniciantes carregam o sonho de ser o proximo Elon Musk ou coisa do tipo e muitas vezes esquecem a coisa mais importante em um projeto que é a sua capacidade de gerar caixa e equity.

Se voce não tiver essa capacidade seu projeto morre antes de nascer, porque investidor algum vai colocar dinheiro no seu projeto se ninguem estiver usando e pagando. Essa fase de financiar empresas que queimam caixa passou e não volta tão cedo, se bobear nunca mais.

Um projeto por mais espetacular que seja ele precisa de financiamento, uma cacetada de dinheiro para ser bem sincero e esse dinheiro na primeira vez sai do bolso do empreendedor.

Eu estou trabalhando em um projeto ha 4 anos e esse ano fiquei 11 meses sem trabalhar só desenvolvendo meu produto e agora esse mês voktei para o mercado de trabalho porque o caixa zerou, agora preciso trabalhar mais um pouco juntar uma grana e voltar de novo.

Olha que estou na fase somente de construção do sistema, ou seja estou financiado o meu tempo para construir, depois de pronto a coisa fica ainda mais complicada, porque vem a publicidade, custo de aquisição de clientes, infra e mais um monte de coisas.

Idéias que saltam direto para um produto que faz um investidor colocar dinheiro ou que os clientes cheguem aos montes é a excessão da excessão da excessão.

O caminho para elpreender é duro e penoso.

Então não importa o quão genial seja sua ideia, saiba que levá-la para frente vai se duro, penoso.

Não é fácil, mas também não é impossível, só precisa conhecer os obstáculos e superar cada um deles a medida que forem surgindo.

Espero que não me interprete mal e siga confiante, não desista, seja teimoso e não se apegue, testou e não deu certo parta para próxima.

1
1

MIT é literalmente a pior licença para o caso de uso que ele quer. Seria necessário uma licença mais restritiva, talvez AGPL ou GPLv3, que são de software livre mas limitam quem utiliza a sempre disponibilizar o código fonte.

1

Olha, não precisa deixar no GitHub. Coloque em produção e deixe uma breve explicação do funcionamento no seu portfólio (usei linguagem tal, framework tal, etc.). Também pode fazer um post em um blog com detalhes dos desafios e sobre sua ideia no desenvolvimento e compartilhar no LinkedIn.

1
1

Lembrei de uma ferramenta que eu criei para mim mesmo e estou usando.
Só falta monetizar, é incrível como trabalhamos mais para os outros e deixamos nós mesmos de lado.
Bom, aproveite seu pioneirismo de largar na frente e evolua sua ferramenta mantendo na frente de todos sempre, só não dormir no ponto.

1

Se a sua ideia é tão boa assim, você não deveria se preocupar em ter um portifólio para ser empregado de alguém.
Você precisa buscar recursos para colocá-la em prática.
Logicamente que não é uma decisão fácil, principalmente se você tiver grandes responsabilidades na sua vida.
Se for uma ideia realmente boa, você vai transformar a realidade de tal forma que dinheiro será a coisa de menos valor que você vai receber

1
0