Principais ideias e resultados da pesquisa [:mapa]
Oi, gente!
Entre junho e julho desse ano rodamos uma pesquisa na Codecon pra entender melhor o mercado de tecnologia no Brasil. Inclusive tivemos o apoio da Newsletter do Filipe Deschamps (obrigado!).
Aqui nesse texto quero trazer os principais insights que tiro dos resultados. Bora lá?
Os devs estão plenos
Diferente da última pesquisa, realizada em 2022, onde a maioria das pessoas que respondeu era Júnior, este ano a grande maioria se diz como Pleno.
Isso mostra claramente como o mercado de programação tá se "normalizando" depois de um boom gigantesco de vagas na pandemia. Bom pra quem trabalha na área, mas ruim para quem tá querendo entrar.
Full-stack
A pesquisa mostra uma forte tendência para que devs trabalhem no cargo de Desenvolvedor(a) full-stack, nossa última pesquisa, realizada em 2022 trazia este cargo com 19,2% dos respondentes, contra 30,8% este ano.
As respostas do “Outro” em muitas vezes foram cargos que já estavam listados, mas o que mais teve menções foiAnalista de Sistemas e Desenvolvedor RPA.
Inglês
Ter um bom nível de inglês mostra que na área de desenvolvimento isso importa sim para você conseguir salários maiores.
Linguagens que mais pagam salário
Sem surpresas, Go é a linguagem que tem maior média salarial, seguida com Ruby e Kotlin. Não realizamos a lista completa com todas as linguagens pois tivemos poucas pessoas respondendo a pesquisa em linguagens menos populares.
Linguagens mais populares
Por ser padrão de toda aplicação web, Javascript, HTML, CSS e SQL seguem no topo. Node, Python, PHP e Java são linguagens de backend bastante populares.
Linguagens que as pessoas querem mais aprender
Seguindo o padrão das lingaugens que mais se paga, Go segue na vanguarda. Rust disponta como destaque por ser uma linguagem que está ficando bastante popular nos últimos anos.
Mais gráficos
Se quiser ver a pesquisa com mais comentários e gráficos legais, só clicar no link :)