Executando verificação de segurança...
5

Principais ideias e resultados da pesquisa [:mapa]

Oi, gente!

Entre junho e julho desse ano rodamos uma pesquisa na Codecon pra entender melhor o mercado de tecnologia no Brasil. Inclusive tivemos o apoio da Newsletter do Filipe Deschamps (obrigado!).

Aqui nesse texto quero trazer os principais insights que tiro dos resultados. Bora lá?

Os devs estão plenos

Diferente da última pesquisa, realizada em 2022, onde a maioria das pessoas que respondeu era Júnior, este ano a grande maioria se diz como Pleno.

Isso mostra claramente como o mercado de programação tá se "normalizando" depois de um boom gigantesco de vagas na pandemia. Bom pra quem trabalha na área, mas ruim para quem tá querendo entrar.

Full-stack

A pesquisa mostra uma forte tendência para que devs trabalhem no cargo de Desenvolvedor(a) full-stack, nossa última pesquisa, realizada em 2022 trazia este cargo com 19,2% dos respondentes, contra 30,8% este ano.

As respostas do “Outro” em muitas vezes foram cargos que já estavam listados, mas o que mais teve menções foiAnalista de Sistemas e Desenvolvedor RPA.

Inglês

Ter um bom nível de inglês mostra que na área de desenvolvimento isso importa sim para você conseguir salários maiores.

Linguagens que mais pagam salário

Sem surpresas, Go é a linguagem que tem maior média salarial, seguida com Ruby e Kotlin. Não realizamos a lista completa com todas as linguagens pois tivemos poucas pessoas respondendo a pesquisa em linguagens menos populares.

Linguagens mais populares

Por ser padrão de toda aplicação web, Javascript, HTML, CSS e SQL seguem no topo. Node, Python, PHP e Java são linguagens de backend bastante populares.

Linguagens que as pessoas querem mais aprender

Seguindo o padrão das lingaugens que mais se paga, Go segue na vanguarda. Rust disponta como destaque por ser uma linguagem que está ficando bastante popular nos últimos anos.

Mais gráficos

Se quiser ver a pesquisa com mais comentários e gráficos legais, só clicar no link :)

Carregando publicação patrocinada...
1

Gabriel, é muito legal e importante ter uma pesquisa assim com brasileiros, porque permite uma análise diferente da pesquisa do Stack Overflow.

Vi pouca coisa dentre o que foi disponibilizado, mas duas perguntas me chamaram a atenção para o que pode ser um furo na pesquisa ou na representação dos dados, em Programação e educação:

  • Onde as pessoas costumam consumir conteúdo sobre programação
  • Nomes mais citados pelas pessoas sobre onde costumam se manter atualizadas

A segunda pergunta é uma núvem de palavras, o que dificulta muito a análise, não tem os dados disponíveis e a pergunta parece não ter tido um tratamento dos dados de entrada1 (existem nomes duplicados), mas mesmo assim consigo ver que Medium, LinkedIn, Instagram e Twitter apareceram maiores do que a Twitch, enquanto que na primeira pergunta a Twitch recebeu 33 respostas, enquanto que "Outros" recebeu apenas 25 (os nomes que citei não tiveram uma opção dedicada na primeira resposta).

Vocês podem disponibilizar os dados dessa segunda pergunta? E tem um link para as pesquisas de outros anos, para podermos comparar algumas coisas?

Aproveitando, tem algum indicador de onde vieram os respondentes? Por exemplo, 30% do YouTube, 15% do Twitter, 20% da Newsletter do Filipe etc. Isso influencia em algumas respostas, então seria útil ter essa informação.


Para fins históricos, deixo aqui as respostas das perguntas às quais me refiro:

Onde as pessoas costumam consumir conteúdo sobre programação

DescriçãoPessoas
Youtube576
Cursos ou formações online504
Newsletters335
Comunidades307
Fóruns244
Livros, revistas e afins242
Escola, faculdade218
Eventos ou meetups215
Bootcamps166
Discord126
Twitch33
Outro25
Não estudo muito sobre14

Nomes mais citados pelas pessoas sobre onde costumam se manter atualizadas

Nuvem de palavras

Footnotes

  1. Comentei isso na pesquisa de 2022, uma pena não terem corrigido.

2

Oi, Rafael!

Nos dados "crus" da pesquisa eu tenho o "de onde você conheceu a pesquisa". Mas acabei deixando isso apenas por curiosidade minha pra entender de onde as pessoas conhecem.

Realmente os dados da nuvem não são tratados pois era um campo aberto, pra pessoa sugerir de quais lugares ela se informa. Não encontrei maneira melhor de colocar isso em formato de gráfico, a não ser que eu revisasse um por um pra detalhar melhor hahaha.

A pesquisa do ano passado tá aqui: https://codecon.notion.site/Pesquisa-Codecon-2022-f4cb23fdee6b43d28f2f8328f0e475d9

Na época não tinhamos gráfico, hehe.